Em defesa do Hospital D. Estefânia

Está em curso uma campanha pública em defesa da continuidade do berço da pediatria - Hospital D. Estefânia (Hospital Infantil – Património da Mãe e da Criança).
Trata-se da defesa de um Património Nacional e de um modelo de civilização, concretizado no sonho da Rainha Dona Estefânia, com vasto capital na protecção e amor à criança desde 1877.

O abaixo assinado que pode aceder aqui, pretende obrigar o debate público sobre matéria que, por direito de cidadania, devia ser divulgada.

4 comentários:

JAIME disse...

Retribuindo sua visita ao ForEver PEMBA vim "espreitar".
Conteúdo bom, diferente.
Continue, pois temos de "gritar" do nosso modo em um País que fecha portas de hospitais ao povo.
Abraço.

Anónimo disse...

Assinei uma petição...
obrigado pela sua visita ao profanus. Hoje tenho tempo e vou andar por aqui,... cordialmente

Anónimo disse...

http://sextrip.blogs.sapo.pt/26321.html

http://fotos.sapo.pt/RaTN75l8ZRO2BlMt0zG1/x435

esta campanha não devia abrandar !

PP disse...

Divulga este cartão de Natal e abaixo assinado pelas Crianças de Lisboa e de Portugal!
A Assembleia da Republica Portuguesa!
A Câmara Municipal de Lisboa!
"Por um novo Hospital Pediátrico para Lisboa" e Defesa do Património do Hospital de D. Estefânia
www.PetitionOnline.com/18772008
A Assembleia da Republica e Câmara Municipal de Lisboa
Amigos!
O anterior abaixo-assinado ao Presidente da Republica Portuguesa, infelizmente não alcançou resultados práticos, conseguiu-se apenas que o espaço actual do H.D. Estefânia continue a pertencer ás criança e não ao circuito da especulação imobiliária.
As parcerias privadas instaladas no Ministério da Saúde e o responsável pelo plano funcional do futuro Hospital de Todos os Santos, infelizmente parecem ter maior poder decisório e de influência do que os órgãos de soberania por nós eleitos!
A saúde das nossas mães e crianças é um bem precioso de mais para depender das estratégias de lucro e do sector bancário
Em substituição do histórico Hospital D. Estefânia e apropriando-se da sua ideia, actualmente especula-se que a parceria privada tem planeada uma Torre Pediátrica no Hospital Privado entanto, para as restantes crianças utentes está apenas reservado um simples Serviço de Pediatria no Hospital de Todos os Santos em Chelas!
Argumentam com falta de espaço em Chelas e custos de manutenção, o que é insultuoso, quando estão previstas negociatas milionárias com os terrenos dos antigos Hospitais Civis de Lisboa.
O Serviço Nacional de Saúde que querem destruir, é o único regulador de qualidade e equidade e de formação de profissionais que garante o livre o acesso a todas as crianças de Portugal independente da sua condição social, raça ou credo.
Peço assim em nome das nossas crianças, dos valores de civilização de solidariedade e democracia que estão a ser postos em causa. Assinem e divulguem este novo abaixo-assinado que foi endossado e subscrito pelos três expoentes referência dos Hospitais Pediátricos de Lisboa, Porto e Coimbra!
Julgam desmotivar o nosso povo ignorando-o?!
Provemos que se enganaram!
Assina Pedro Paulo Paulo Machado Mendes
Lisboa 24 de Dezembro de 2008
wwwcampanhapelohde.blogspot.com
Pedro Paulo Machado Alves Mendes
( que endossou o anterior abaixo assinado e entregue ao Presidente da Republica )
www.PetitionOnline.com/18772008
Em anexo o texto elaborado pela Plataforma com que me identifico inteiramente !
FAVOR DAS CRIANÇAS DOENTES - É UMA NOVA PETIÇÃO DIRIGIDA À ASSEMBLEIA DE REPUBLICA E À CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA ”Por um novo Hospital Pediátrico para Lisboa” www.PetitionOnline.com/18772008 Leia o texto, assine e divulgue a contactos de e-mail, colegas e amigos. Seja solidário com os mais pequenos que ainda não têm voz! - Caros amigos que acreditam na criança como o maior património do nosso futuro colectivo - Caros amigos que não aceitam que, com a extinção do Hospital de Dona Estefânia em 2012), as crianças deixem de ter o seu Hospital dedicado e passem a ser assistidas em conjunto com os adultos no futuro Hospital geral de Chelas (Hospital de Todos os Santos) - Caros simpatizantes da causa de um novo Hospital Pediátrico de Lisboa Por razões prioritariamente financeiras, as crianças de Lisboa e do Sul do Pais vão perder o seu Hospital Pediátrico (Hospital de Dona Estefânia) e ser encaminhadas para um sector integrado num Hospital geral a construir em Cheias. Adultos e crianças doentes vão ai partilhar muitos espaços, salas de espera, gabinetes de técnicas e vários profissionais que tratarão indiscriminadamente idosos de longa idade e de seguida bebés de semanas e meses, por vezes muito prematuros.Contra esta situação, quase 80.000 cidadãos assinaram uma primeira petição dirigida ao Sr. Presidente da República e também entregue ao Ministério da Saúde. Apesar disso, os projectos continuaram inalterados. Terão de ser os adultos de hoje a voz das crianças que ainda não nasceram, as que se encontram em gestação e as ainda de tenra idade que irão encontrar um hospital geral com adultos como local onde futuramente serão tratadas se sofrerem de doenças raras ou muito graves ou complexas. Por favor, assine e divulgue esta petição da melhor forma que puder. Tentemos mais uma vez sensibilizar os governantes e responsáveis, que felizmente vão inaugurar um novo Hospital Pediátrico para as crianças de Coimbra em 2009, para essa necessidade também em Lisboa. Um minuto seu agora pode significar muito para as criança doentes de amanhã. Agradecimentos da
Plataforma Cívica em Defesa do Património do Hospital de Dona Estefânia e de um Novo Hospital Pediátrico em Lisboa