Timor-Leste (Loro Sae)



Ana Gomes, ex embaixadora de Portugal em Jacarta, afirma que o pedido de Timor-Leste “é uma admissão de falhanço na manutenção da ordem”. Pode até, Ana Gomes ter razão e o primeiro-ministro Alkatiri ter falhado, mas não sei se ponderou outras razões que estão na origem deste conflito e que têem a ver; claro, com a resolução do problema dos militares desmobilizados, mas também com a defesa dos interesses de Timor, incluídos no dossier petróleo e que desagradam à Austrália?
Se terá ponderado, o interesse australiano na desestabilização politica do País, conforme a investigadora australiana Helen Hill dá a entender na sua critica pública, e que podemos ler no DN de Sábado passado e, daí, a intimidação militar como um processo matreiro dos australianos se apoderarem de Timor-Leste?

Este conflito, que envolve forças militares a combater ex forças militares, fez as primeiras vítimas ontem, quando 50 militares revoltosos chefiados pelo major Alfredo Reinaldo, atacaram o quartel-general das Forças Armadas timorenses. Vitimas, que talvez se tivessem evitado com uma pronta resposta ao pedido de Ramos Horta no dia 10 deste mes e agora reiterada com novo pedido de ajuda e apoio militar internacional, aos governos de Portugal, Austrália, Malásia e Nova Zelândia com o conhecimento de Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas.

Diz o PM José Sócrates após um telefonema de Kofi Annan; que estão reunidas as condições para o envio de um contingente da GNR no quadro de uma missão internacional, com o objectivo de auxiliar Timor a travar a rebelião.
Ficámos portanto à espera da ONU, ou seja; ficámos à espera que a ONU pagasse a nossa responsabilidade histórica de auxilio ao Povo Maubere e por isso a nossa resposta lenta, titubeante e economicista como se impõe, já que, e segundo o Público de hoje, o Chefe do Estádio Maior da Armada, Almirante Melo Gomes repetiu ontem aos jornalistas em Lisboa, que a Marinha está pronta em 48 horas para partir.
Acontece que vamos mandar a GNR, que para além de ser uma força policial, precisa de um mês para partir.

19 comentários:

Anónimo disse...

Um país que aguenta tanta guerra merece ser respeitado e muito amado.
Não carece pedir desculpas meu querido, o sumiço faz parte pois o tempo é curto para tanto a fazer.
Obrigada pelo carinho,
lindo dia,beijosssssssss

"Passa uma nuvem pelo sol
Passa uma pena por quem vê.
A alma é como um girassol:
Vira-se ao que não está ao pé.
Passou a nuvem; o sol volta.
A alegria girassolou.
Pendão latente de revolta,
Que hora maligna te enrolou?"

Fernando Pessoa... "Cancioneiro"

Anónimo disse...

Hummm,
adorei a visita dupla.
Bill manda direitinho, gostei de ver,rsss ;-)
beijosssssssssss

Mocho Falante disse...

pois é...são os tristes meandros da politica que à conta vai deixando que morrem pessoas desnecessariamente

abraços

tb disse...

Tudo notas preocupantes onde os valores do petróleo, são os que mais ordenam, como sempre, aliás!
Não é fácil, a situação, pois que são povos com muitas etnias que muitas vezes lutam entre si por interesses seus.
Portugal só pode andara este ritomo...o contrário é que era de admirar.
Forte abraço

Anónimo disse...

Amigo Pires,
Parece que estamos todos em sitonia no que toca a chamar a atenção para esta situação.

Já tenho vindo a falar desta suspeita de poder haver gente "exterior" a causar toda esta agitação no território e da estranha ajuda do gigante australiano ... 1300 homens?! Julgo que nem o exército timorense tem tantos homens! Hum... Cheira a petróleo! Cheira a exército de ocupação pela calada!

E Portugal?! GNR??? Já agora mandem também a BT, a Guarda Florestal e um grupo de escuteiros! Enfim... Devemos ser dos poucos países que envia polícias para estes cenários, de quase guerra civil. Não temos fuzileiros? Comandos? E 30 dias?! É um grupo de reacção rápida? Tipo caracol? Devagar, devagarinho...

Abraço

Cristina disse...

suponho que será mais seguro portugal integrar-se numa estratégia internacional, é que se a coisa der para o torto, como é que nos aguentamos sem rede? complicado...

Cristina disse...

ah, beijos, boa noite, bons sonhos e isso....

Anónimo disse...

Esses australianos, até menos, limpam o sarampo ao exército timorense. As pessoas talvez não percebm mas o exército timorense é meia-dúzia de tipos com umas m-16 ex- indonésias.

As estratégias internacionais?! Prefiro chamar-lhes manobras internacionais! Essas deixam-nos sempre de lado. Mas a culpa também é nossa. Falta de iniciativa! de garra!

Se me pagarem uns cobres eu vou para lá defender aquele povo dos grandes abutres! Sem medos!

sabath

isabel mendes ferreira disse...

sim senhor doutor espreitador...:) o senso comum pode ser inóspito....embora saiba que necessário o senso não o inóspito...

coisas....que se aprendem e desaprendem andando por aís e alis...

beijo incomum.

Conceição Paulino disse...

ando tão ocupada, ou ensimesmada k me desatento. A questão temporal escapara-me....
Talvez pq minha alma sangra por este povo fique ofuscada pela dor. Há momemntos em k esta nos tira a acpacidade de análise.
Bj fraterno

Anónimo disse...

Penso que Ana Gomes depois de ter deixado de ser Embaixadora deixou de falar sem ponderar.

Bjs.

Anónimo disse...

Correcção: Deixou de ponderar ao pensar.

DEsculpem, cansaço de quem precisa férias.

:)

Vespinha disse...

Olá.
A verdade é que os recursos naturais timorenses (petroleo incluido)são vendidos ao preço da "uva mijona" à Austrália.
Mas os problemas nao surgem só de fora...A presidência timorense nomeou a língua portuguesa como língua oficial do País, quando 90% da população fala Tétum ou Indonésio,ou seja, apenas 10% de timorenses tem oportunidade de ocupar cargos nos ministérios e afins...

Timor merece crescer.Aguardemos os próximos episódios.

Bj e bom fim de semana

Parrot disse...

Piresf,

Apenas digo que é triste vermos um país que tanto lutou pela independência e pela liberdade, que quando a conseguiu....não aprendeu o seu verdadeiro significado.

Abraço

Maite disse...

Caro PiresF
O preço da liberdade é sempre muito elevado e para o povo Maubere ainda o é mais.

Bom fim de semana para si

isabel mendes ferreira disse...

BOM FIM DE SEMANA....SEM AS RUGAS DAS MÁSCARAS....:)




BEIJO.

Licínia Quitério disse...

Pois é. Isto parece uma inevitabilidade dos nossos tempos. Depois da independência obtida a ferro e fogo, vem a guerra, chamada civil. Nisto sempre funcionam os homens (ou países) manipuladores, por um lado, e os manipuláveis, por outro. Não era assim que queríamos o mundo, pois não?
Pela primeira vez aportei ao teu blog e fiquei agradada.
Abraço.
Licínia

Kaos disse...

Taqnto que custou ganhar a liberdade para agora colocarem tudo em casa. Uma pena
um abraço

tb disse...

Amigo Pires,
Vim deixar um forte abraço e agradecer as tuas plavras no linhas. Foste dos poucos que soube que aquela frase era dedicada à luz! Aprendeste a conhecer o meu sentir à mãe natureza, em detrimento das pessaos que tanto amo!
Um forte abraço