Assim foi! Em jeito de diário.

Mais um fim-de-semana que passou e mais uma festa, desta vez de aniversário da filha mais nova. Cá estiveram os familiares, os amigos de longa data, que também já são família e as amiguinhas da aniversariante. Tudo correu bem e teria terminado melhor, não fosse aquela primeira parte do meu Sporting, que para finalizar o dia, teimou na primeira parte em sofrer dois golos sem resposta do Braga. No entanto, o sinal de recuperação evidenciado já na segunda parte, deixa antever trabalho sério e por consequência renova a esperança na capacidade para outros voos desta jovem equipa.
Ainda podemos ser uma surpresa neste campeonato. Essa é que é essa. Estamos aí.

O domingo, passou-se a arranjar o blog, visitar amigos da blogosfera, leitura de jornais e alguma televisão, para constatar que no reino do fado tout va très bien. Afinal, os portugueses fartaram-se de gastar dinheiro, batendo até alguns recordes, tais foram as quantidades de dinheiro levantadas, ou o elevado número de mensagens enviadas neste período. Só um pequeno, mas por certo relevante gráfico no Expresso Economia, estraga este aparente ressurgimento do poder de compra. Estava lá bem escarrapachado; a queda das poupanças familiares pelo quinto ano consecutivo, o que quer dizer, que cada vez mais se dá menos importância ao dinheiro, que neste caso quer também dizer; ao futuro económico das famílias. Havendo para hoje, amanhã logo se vê. Nem que seja com crédito malparado.

19 comentários:

Parrot disse...

Piresf,

Não me fales em "Crédito mal parado". Tenho algum que já deveria cá estar e não sei se cá vem parar...

Quanto ao nosso fim-de-semana "futeboleiro" (já tinha saudades), o meu FCP está a jogar melhorzinho. Quanto ao teu SCP...continua a fazer jogos só com uma parte, mas bom jogo.

Abraço e boa semana

Intervencionista disse...

A 1ª parte foi o Braga contra "Os Filhozes" ou algo do género... os "sacanas" dos gaijos não davam 1 para a caixa. Na 2ª parte, já se viu um pouco mais de bola, mas penso que o vencedor do jogo foi justo... Como dizia ontem o Record, "Wender sai caro". Quanto ao futuro... a ver vamos, muita fruta verde no cesto tambem pode estragar o cabaz.
-----------------------------------
Poupanças ??? Porquê ??? Dando o meu exemplo, eu de há varios anos para cá que sou titular de uma conta poupança habitação... pela 1ªvez este ano não deposito nem despositarei nem um chavo, pois todos os benificios fiscais de que dispunha acabaram, por isso prefiro ser eu a gastar a minha massa que os outros, pelo menos sei para onde vai.
Planos Poupança reforma ??? aos 30 ??? tenho mais em que gastar o dinheiro e ninguem sabe o dia de amanhã, posso já só ter uns anitos de vida e não terei nenhum gozo se o andar a investir num plano que não me permite utiliza-lo em nada de util nos proximos 30 anos ?!?!?!

Rui Martins disse...

Queda nas poupanças e subida do nível de endividamento das famílias até patamares que já ultrapassam os seus rendimentos... De país de poupança, tornámo-nos em país de gastadores acima das nossas posses... Vamos ver se o céu não nos cai em cima da cabeça, como aos outros...

Ipslon disse...

isto da blogoesfera esta-se a tornar viciante...
rapidament demos uma volta enorme pela net e ja passaram 3h. e depois e: "fogo! aind tenho tanta porra pa fazer!! aiii como e ke n vi o tempo passar?!"

paper life disse...

Eu também tenho algum tão parado não sei se mal ou bem. sei é que omais provável é escapar-se-me da vista.:(

Quanto ao pessoal, arrisca-se a um dia destes dar consigo a dormir debaixo da ponte mas... já foi às maldivas.

:)

José Pires F. disse...

Parrot!

Só vi mesmo o jogo do Sporting e concordo contigo, mas já tinha ouvido que o teu FCP fez um bom jogo.
Sem dúvida que o “Crédito mal parado” é cada vez um problema maior. Anda por aí meio mundo a ver se recebe e outro meio a ver se não paga.

……………………

Nuno!

Quanto a mim, o Sporting começou a jogar melhor após a entrada do Carlos Martins, que veio trazer outra dinâmica à equipa. Não os querendo desculpar, temos de ter em conta que a equipa jogou desfalcada de alguns jogadores importantes.


O barómetro das finanças de um povo é a poupança. Eu compreendo o que dizes e podes agradecer aos governos do PSD, a retirada de incentivos fiscais à poupança.
É claro que ninguém faz PPR’s aos 30 anos, é um erro, mas existem outros tipos de poupanças que podem ser feitos pelos jovens, por exemplo a que tens, a Conta Poupança-habitação, que mesmo sem incentivos, é uma boa aplicação.

………………………….

Rui!

É como dizes, e os barómetros mais optimistas só prevêem alguma inversão em 2007, mas tudo depende da evolução deste ano. Vamos ver.

……………………….

Ipslon!

Sei bem o que é isso. Acontece-me depois da tal volta já não me restar tempo para mais nada

………………………..

Paper Life!

Se tens algum mal parado, só posso desejar que o consigas reaver o que é uma tarefa difícil.
Já está muita gente a viver debaixo da ponte, não literalmente, mas quase.

Meriel disse...

PiresF,

Congratulo-me por também jogares de verde. É que à minha volta é só benfiquistas. Até o meu filho com 2 anitos é benfiquista, sabe-se lá porquê.
Tinha ano e meio quando ao ver futebol na tv começou a gritar “Xica!Xica!Xica!”. E logo ele que é um miúdo tão inteligente :)
E vejo que és um homem com sorte. No aniversário do meu filho a chaminé da lareira incendiou-se e quando começaram a chegar os convivas tinha um camião cisterna, uma ambulância e 9 bombeiros em casa :)
Eu não tenho net em casa e no trabalho nem sempre tenho tempo para vir espreitar, por isso perdi completamente “a boleia”. Ou seja, vou voltar ao assunto das eleições só para colocar umas questões: Como é que o MA rompe com o instituído? Será ele alheio a jogos de poder? Onde está a coragem dele?
O MA é um homem do sistema, que sempre viveu no, com e do sistema. Sentou-se no parlamento todos estes anos sem nunca apresentar novas ideias, sem nunca empreender uma luta de relevo, sem nunca discordar do seu partido, sem nunca demonstrar coragem para nada. Nunca se demonstrou competente, nem interessado em desempenhar algum cargo que implicasse trabalho árduo e responsabilidades. Esperou pelos cabelos brancos, idade e imagem compatíveis com a sua ambição de querer mostrar-se alguém. Quer trocar a cadeira do parlamente em que se deixou estar alienado, pela cadeira do “trono” em que o seu desempenho seria o mesmo. Vive das instituições e, para seu tormento, sai-se mal nos jogos de poder. Como esta candidatura em que tomou por certo o apoio do partido.
É verdade que o MS é ambicioso e implacável. Quanto à vaidade acho que o MA não lhe fica a trás. Mas o MS nunca teve medo de lutar por aquilo em que acredita, nunca teve receio das responsabilidades, nunca fugiu ao trabalho de todos os cargos que assumiu. Tem a honestidade de se proclamar um dos jogadores nesta dança do poder e de facto é manhoso e inteligente o suficiente para sair vencedor nessas jogadas.
Sei que os nossos políticos são maus e chamada a escolher opto pelo mal menor. Mas o MA para mim não é um candidato, é o eterno pensionista da revolução que não fez. Ups! Agora é que vais ficar chateado :)
Quanto ao indívidamento dos portugueses, na minha maneira simplória de ver as coisas, os motivos são só três: congelamento dos vencimentos, aumento tremendo do custo de vida e aliciamento desonesto ao consumo.
Falo por mim, nos últimos anos os aumentos de vencimento que tive são ridículos face aos aumentos reais (não os anunciados) dos bens de consumo.
E quanto aos apelos consumistas com que somos reeducados todos os dias, tento ser imune, mas nem sempre é fácil resistir.
Orgulho-me de apenas possuir um crédito, pequeno, da casa, de não usar o cartão de crédito, de nunca comprar nada a prestações, de juntar primeiro e gastar depois. E sou normalmente gozada por isso. Mas mesmo assim ando a ficar com uns meses tão compridos :)
São os meses e este comentário, desculpa!
beijos

Cristina disse...

olá lindo

olha eu, nao posso dizer que não gostei do joguinho dos sportings ;)

e do do benfas ainda mais :))

poupanças... contados dos portugueses! e os milhões de cheques carecas ???

beijocas

José Pires F. disse...

Meriel!

Quase que concordava em absoluto com o teu comentário.
Mas vamos por partes:
1 - Viva o Sporting! Esta estava aqui atravessada, pronto já está, e é mais uma boa razão para “conversar” contigo e para te dizer que é responsabilidade dos pais, enquanto educadores, tudo fazerem para que os filhos, uma vez transviados, regressem ao bom caminho.
2 – Já vejo de onde te vem a inspiração para os contos, provavelmente, alguns terão sido inspirados em acontecimentos da vida real.
Já li o “Companhia” do Nocturno e achei aquele final excepcional, muito bom mesmo, pena ele já o ter usado.
3 – “MA” está aqui a discórdia. Só quero para já dizer o seguinte: Na verdade eu gostaria de ser capaz de não votar em nenhum dos candidatos, mas como isso, seria deixar os outros decidirem por mim, decidi que mesmo não gostando de nenhum, teria de votar no sentido do mal o menos. Aqui está a razão do meu voto no MA, e agora uma correcção ao que disseste e que transcrevo: “sem nunca empreender uma luta de relevo, sem nunca discordar do seu partido”. Só como exemplo: Lembras-te no Governo do Guterres, quem se ergueu contra o Governo e contra o PS por não querer a coincineração em Coimbra, era então ministro do ambiente o Engº José Sócrates e MA deputado por Coimbra.
Mas deixemos isso, por as pessoas em questão não merecerem grande empenhamento da minha parte para as defender, e prefiro ficar por aqui, a incompatibilizar-me com alguém, com quem posso ter discussões muito mais gratificantes do que as que este caso proporciona.
4 – Nas questões do endividamento concordo contigo, creio que são esses factores que levam as pessoas a entrar em situações das quais não conseguem depois sair. No consumo, temos forçosamente de incluir a aquisição de casa própria, por o mercado ter perdido a versatilidade do aluguer, e isso está a ser um grande mal para muitos portugueses e vai piorar se a taxa de juro aumentar até final do ano os 0,75% que alguns prevêem.
4 – Os teus meses até podem ficar cada vez mais compridos, que eu não desejo evidentemente, agora os comentários nunca o serão.

Um abraço.
…………………………………..

In-Culto!

Rapaziada nova.
Julgam que têem muitos anos à frente para se preocuparem, mas olhem que não, a inexorável marcha do tempo é lixada e surpreende-nos. Creio que a mim roubaram pelo menos uma dezena de anos, nem sei para onde foram, quando dei por isso já estava atrasado para fazer algumas coisas que deviam ter sido feitas com outro tempo e outro vagar.
Um abraço
…………………………………….

Riquita!

Claro amiga, claro que gostaste. Como todos os benfas devem ter gostado, mas isso é compreensível.
Quanto aos cheques carecas, se já era mau, agora com o alargamento previsto na lei, então ainda vai ser pior. Eu se fosse comerciante, recusava-me a aceitar cheques.
Abração.

Anónimo disse...

Sempre é bom ficar ao lado de quem amamos!
E vc ainda mais, vendo sua filha crescendo!!!!
Parabéns bom amigo, sinal que é um otimo pai!!!

Abração!!!!

José Pires F. disse...

Obrigado DJ.
Um abração para ti.

Anónimo disse...

a verdade é que começamos a parecer o Brasil: se há para hoje o que interessa o amanhã?

abraços.

RS disse...

Sim, é caso para pensar. Mas não demais. Já viram o Sol, lá fora?
Carpe diem!
:)

Um abraço,
RS

Anónimo disse...

Aproveito para desejar parabéns para sua filha, mesmo que um pouco depois da data. Abraço.

Nina disse...

A filha que fez anos é aquela que tem um lindo nome? Rsrsrsrs...
Pelo jeito o fim de semana foi bom! Tirando a parte do futebol, é claro... :P

José Pires F. disse...

Guardian!

É isso que revela como hoje em Portugal se encara o futuro. Que é como quem diz: Seja o que Deus quiser, depois logo se vê.
Um abraço.
.............................

Rui!

Concordo, está um sol maravilhoso, pelo menos visto da minha janela do escritório, onde os novos prédios ainda não conseguiram tapar em definitivo a minha vista para o Tejo.
Um abraço.
............................

Carlos!

Obrigado amigo.
Um abraço.
............................

Nina!

Essa mesma, a minha linda Catarina.
Um abração.

Poliana Pasa disse...

Pelo que li, os brasileiros insistem em ter muita semelhança com os colonizadores. Por aqui, a preocupação com o futuro também é assustadoramente inexistente.

Ah! E quanto ao comentário no meu blog, eu tenho uma desculpa! Não consegui postar da praia. Mas pode ler o resto do post de ontem que hoje tem mais. Prometo!

Anónimo disse...

What a great site
» » »

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP http://www.evista-0.info