Valha-nos Deus, estamos lixados!

A vulnerabilidade e insuficiências graves de um certo País – um País miserável, onde se fecham serviços e não se abrem alternativas.

Embora o diálogo em que, o INEM após uma chamada para o 112 tenta enviar bombeiros para socorrer um homem, transcrito no Correio da Manhã e que podem ler aqui, pudesse ser retirado de uma qualquer fita cómica, desgraçadamente não o foi. É real, trágico e espelha a falta de coordenação e insegurança a que foram votadas as populações. Principalmente no interior onde, se não forem tomadas medidas urgentes, caminha-se para o colapso.

Não se consegue defender a reformulação do sistema, com o fecho de serviços antes da abertura de alternativas. O encerramento apressado de SAPS sem abertura de Urgências Básicas (faltam abrir 32 das 42 propostas pela Comissão), demonstra bem a descoordenação e falta de planeamento na requalificação e articulação do Serviço Nacional de Saúde, condenando-o ao abandono e ao relapso.

4 comentários:

Rui Martins disse...

E quem... enviou esta gravação (do INEM) para as TVs?
Para cumprir que agenda?
Aposto que é mais um episódio da guerra surda entre os bombeiros e o INEM... Usando os Media (e nós) como instrumento.

O que (infelizmente) não tira nenhuma gravidade ao laxismo aqui ilustrado...

José Pires F. disse...

Claro amigo Rui, claro que isto se insere na tal guerra que vem de há muito entre INEM e Bombeiros. Servirá certamente outros intentos, no entanto, não fossem estas guerras, em concreto pouco se saberia do laxismo que impera por esse interior.
A revelação desta gravação, independentemente de outras intenções é útil, porque revela o caos a que isto chegou e cria a necessária pressão sobre o governo.

Jorge P. Guedes disse...

Tenho o vídeo da notícia de Alijó no Sino da Aldeia, amigo Pires.

Mas o que ainda mais me enojou foi ver o ministro na TV, questionado sobre o caso, responder coma a maior desfaçatezdo mundo que este foi um caso que correu menos bem. E acrescentou: "Temos de trabalhar, temos de trabalhar!"

A situação que podemos ouvir no telefonema gravado é arrepiante e aquela alimária responde assim!

Valha-nos já nem sei o quê nem quem!

Um abraço.
Jorge G

Francisco o Pensador disse...

Sr Pires,e que dizer da vulnerabilidade e insuficiências graves de um certo País,cujo ministro da saúde (correia de campos) quando questionado por um jornalista se ele não achava que com o fecho das SAP's e urgências,o interior estaria mais desprotegido em cuidados de saúde...ele responde categoricamente que "os portugueses não se interessam por essas coisas"?

Vá-la que estas declarações foram consideradas demasiado aberrantes (conseguiram inclusive ultrapassar as aberrações proferidas pelo Mário Lino..)e o Socrátes não teve outra escolha senão substitui-lo no governo...