Um novo rumo para Portugal - Parte VI



No seu livro “História do Futuro” de 1718, o padre António Vieira expunha ser ele também mensageiro da loja branca e senhor do segredo divino, num misto de ocultismo e de cristianismo de sentimento sebástico de concepção ocultista e cristã do Império das raças e sub-raças, com a esperança de que o Quinto Império anunciado para depois do segundo é o império espiritual português. É sua a sublimar frase “Para se avaliar a esperança, há-se de medir o futuro.”

A “História do Futuro”, é um manancial de profecias, ao profeta Daniel, intérprete do sonho de Nabucodonosor onde vai colher o fundamento do mito do Quinto Império e que o padre António Vieira no sermão de acção de graças pelo nascimento do príncipe D. João assim descreve:

Nabucodonosor, aquele grande monarca, pôs-se uma noite a considerar se o seu império seria perpétuo, ou se depois dele sucederiam outros no mundo; e adormecendo com estes pensamentos viu aquela famosa estátua tantas vezes pregada nos púlpitos, cuja cabeça era de oiro, o peito de prata e o ventre de bronze, e daí até aos pés de ferro. Viu mais que uma pedra caída do alto, dando nos pés da estátua, a derrubava e fazia em pó, e a mesma pedra crescendo se aumentava e dilatava em um monte de tanta grandeza que enchia toda a terra. Este foi o sonho de que Nabucodonosor totalmente se esqueceu, até que o profeta Daniel lho trouxe outra vez à memória e lhe declarou a significação dele. A cabeça de oiro – diz Daniel – significa o primeiro império, que é o dos Assírios, a que hão-de suceder os Persas; o peito de prata significa o segundo império, que é o dos Persas, a que hão-de suceder os Gregos; o ventre de bronze significa o terceiro império, que é o dos Gregos, a que hão-de suceder os Romanos; o demais de ferro até os pés significa o quarto império, que é o dos Romanos, a que há-de suceder o da pedra, que derribou a estátua: porque ele é o último; e assim como a pedra se levantou à altura e se estendeu à grandeza de um monte que encheu todo o mundo, assim este império dominará o mesmo mundo, e será reconhecido e obedecido de todo ele. (1)



(1) – Estudo biográfico e crítico, Hernâni Cidade. Vol. I, p.218-219 da Agência geral das colónias, Lisboa 1940.

11 comentários:

Rui Martins disse...

Hehehe. Esta já tinha comentado, numa profecia que é tão consonante com a "História do Futuro" de Vieira...

José Pires F. disse...

E de facto confirmei na versão que tenho, e o parágrafo de que falámos é mesmo este: “o demais de ferro até os pés significa o quarto império”, não encontrei nada referente a pés de barro.

Clarissa disse...

Feliz Dia do Pai :)

Beijinhos da afilhada, vestida a rigor para as 21h ;)

Anónimo disse...

Olá Amigo Pires, senti falta mesmo de suas palavras em meu Blogger!
Que bom que voltou a visitar-me!

Realmente a Ju é linda! Estou adorando essa moça!
Vejo que tem bom gosto assim como eu!

Forte abraço!

José Pires F. disse...

Clarissa!

Obrigada afilhada.
Ehehehehehehehehehehe!!!!!!…
Obrigada mesmo! Já recebi umas prendas, entre as quais um excelente livro do Agostinho da Silva.

Conto os minutos para postar. A minha Rua, está pronta.

Um grande abraço.

…………………….

Spartakus!

Bom dia par ti também, mas sem o camarada com “K”.
Prefiro desejar-te um bom dia amigo, de qualquer forma, não penses que o K´mrd me ofende, não, só me traz recordações que prefiro esquecer.

…………………..

DJ!

Espero que me desculpes pela ausência, mas a visita foi em boa hora, já que, deu logo para conhecer a nova e linda, dona do teu coração.

Um grande braço extensivo à Ju, e votos de muitas felicidades.

Cristina disse...

...só para deixar um abraço especial. ao pai. ;)

José Pires F. disse...

Cristina!

Obrigada!
Beijinho

Cecília Longo disse...

olá
as profecias de Daniel....!!! O apocalipse e muitas interpretações que lhe seguiram têm feito correr rios de tinta!!!
Desejo-te um dia bom se fores pai e tb se não fores;)

José Pires F. disse...

Cila!

Obrigada.
Sou pai sim, felizmente.
Duas raparigas e um rapaz.

Um abraço.

Anónimo disse...

What a great site hentai lesbian Zithromax antibiotic poisoning Mature woman first huge cock golf apparel maternity Rose pins accessories Mini keychain tv remote

Anónimo disse...

Excellent, love it! »