A Candidatura Zero Ideias

Finalmente! O Desejado, O Homem dos Tabus, falou. E o país descansou. Era o mesmo que já conhecíamos e que foi derrotado pelo Sampaio

Nervoso como sempre perante as câmaras, a preocupação latente com as partidas que a saliva lhe prega nos cantos da boca, a falta de fôlego para falar durante uns míseros 7-8 minutos e finalmente o Oásis do copo de água salvador.

Quem pensava que o retiro sebástico a que a figura se votou nos últimos tempos, trouxesse à liça ideias novas, deve ter ficado com um grandessíssimo melão.

O discurso que levou meses a preparar, era todo ele, um lugar comum, o mesmo que os portugueses fazem diariamente encostados no balcão de qualquer tasca, entre copos de três.

Ideias, nicles.

À noitinha na SIC-noticias, a roda de analistas políticos. Lá estava entre estes o Luís Delgado, na mesma…

18 comentários:

Cristina disse...

verdade verdadinha, não esperavas dali grande coisa, pois não? nem eu...!

beijinhos

José Pires F. disse...

Claro que não esperava muito, mas com tanto tempo para se preparar, sempre esperava mais qualquer coisita, um golpezito de asa.
Mas não, o D. Sebastião do bolo-rei foi igual a ele próprio.

Indivíduo disse...

piresf...

Pois...ja percebi que achas o discurso de Cavaco frouxo..muito bem admito...

e o de Soares? foi bombástico não? sim...foi um discurso pejado de ideias...

Se não te apercebes-te eu explico, não era um discurso, era uma apresentação de uma candidatura, não tinha nem devia ser longa!

percebo perfeitamente que preferisses um discurso pejado de ofensas e ataques mesquinhos, mas quem esta na politica com respeito, brio e decouro, não faz, e não faz muito bem!

Finalmente, concluo dizendo que este teu post é que ele fraqussimo, escreves-te uma serie de linhas e não disses-te absolutamente nada, baseaste-te em ofensas e pormenores fisicos inerentes a vonatade de uam pessoa, para alem de ser uma canhalice foi ainda uma enorme demonstração de falta de caracter, como se a competencia se avaliasse pelo excesso de saliva ou pelo nervoso a frente das câmaras..(antes isso que discursos decorados e roboticos)

Se a competencia e a capacidade se avaliassem pela imagem, acho que a familia soares ha muito que se tinha dedicado a pesca.

Se não gostas de Cavaco e estives-te 7-8 anos a espera do seu regresso para o criticar, aguarda mais um pouco e critica-o pelos motivos que realmente devem ser criticados, enquanto isso não acontece não caias no ridiculo ou ainda corres o risco que ninguém te leve a serio.

So mais uma coisa..porque a necessidade da ofença pela ofença? quando não se concordam com as ideias apresentam-se outras melhores...a brejeirice acentuada so nos prejudica a todos nós...

José Pires F. disse...

Gentleman!
Primeira questão: Quem disse que eu gostava do Soares, ou que achava a apresentação do Soares melhor que a do Cavaco?
Eu não fui concerteza, nem reconheço mérito para ocupar a Presidência da República a nenhum dos dois, aliás, não reconheço a nenhum dos que se perfilaram até agora.
Vou no entanto ser obrigado a votar num deles.

Deves compreender, que quem esteve tanto tempo, mas com a certeza de que o tabu do Cavaco terminaria com a sua candidatura, esperava um pouco mais, daquele que já “todos” dão como sendo o próximo Presidente, mas o que vimos, foi um discurso com avisos virado para o partido, provavelmente devido à entrevista dada pelo Morais Sarmento ao Diário Económico e também a sua desmarcação partidária.

O meu post pode ser mau, mas não tem forçosamente de ser bom, quem tem de ser bom é quem se candidata para cargos no Governo da Nação, esses têm de mostrar que são mais, que são positivos, que têm ideias e nada disso se viu.

Já agora fica a saber, que depois daquela “brilhante” apresentação, ouvi mais tarde na TSF um jornalista perguntar-lhe qual era a posição dele em relação ao aborto. E sabes qual foi a resposta? 3 Vezes “não sei”, duas vezes “se”, concluindo que o Presidente da República deve dar andamento ás decisões da Assembleia da República, ou seja NADA, nem a uma pergunta directa veio uma resposta com o pensamento daquele que se apresentou como se já fosse o Presidente.

Eu nunca disse que o Cavaco era incompetente na sua especialidade, até pode ser competente, não sei, agora como politico é de facto incompetente e nós estamos a falar de um cargo político.
O Presidente da República, tem por inerência do cargo, também a relevância da imagem, não deve falar aos jornalistas com a boca cheia de comida como já fez, é uma questão de educação, de polimento, de muito chá em pequeno, isto por causa das referências aos pormenores físicos, e não tenhas dúvida nenhuma disto, e o problema que ele tem é tratável, não devia era ter parado com o tratamento, se é que parou, e nesse aspecto o Soares ao pé dele é um Rei.

Falas para eu aguardar mais algum tempo para criticar o Cavaco. Para quê? Eu estive cá durante os seus mandatos, vi a merda que ele fez, vi agora esta apresentação e o homem nada de novo mostrou, está igual, talvez mais magro e definitivamente mais velho, mas no que é importante continua igual, e foi por isso que eu votei Sampaio, quando este o derrotou.

Para terminar, não quero deixar passar o sofisma da sugestão para ser eu a apresentar ideias melhores:
a) Não tenho que apresentar nada, porque não sou eu que me candidato à Presidência da República, quem se apresenta é que tem de mostrar ao povo que tem ideias para ser merecedor daquele lugar.
b) Garanto no entanto que sobre muitos assuntos que preocupam o país eu tenho ideias, são as minhas, mas as do Cavaco ninguém sabe quais são.

A brejeirice, foi toda a armação que Cavaco fez durante meses, culminando com o almoço para os media fazerem a publicidade devida e finalmente um discurso de 7-8 minutos sem conteúdo para os portugueses, isso sim, podemos considerar uma brejeirice, se tivermos em conta o cargo e a expectativa criada.

Mas pronto meu caro Gentleman, eu sou democrata e aceito que tenhas ideias contrárias e por isso mesmo acho que tenho o direito de ter também as minhas, que não terão necessariamente de ser idênticas ás tuas.

Indivíduo disse...

Claro piresf..

é na diferença de ideias que esta a sustentação do mundo, apenas referi que não achava correcto criticar-se uma pessoa apenas pela sua imagem, não considero soares um rei ao pe de cavaco, mas mesmo em nada!

Claro que o teu post não tem que ser bom, nem tens que aprsentar ideias, a blogosfera é isso mesmo, livre!

Quanto ao discurso de Cavaco, acho que foi uma mera apresentação nada mais, e a expectativa criada muito se deve aos media, não so a ele, não nos esqueçamos que Cavaco não é um heroi salavador, não vamos esperar que resolva tudo, muito menos em dois tempos!

Votas-te em Sampaio, és livre de o fazer,considero que Sampaio não foi um bom presidente, jogadas politicas não fazem o meu genero.

Quanto a Cavaco, acho nobre e digno que tenham suspendido a sua filiação no PSD, não esquecer que o cargo de presidente devia ser apartidario...enfim..

de resto, voltarei a tua casa, concordando ou não contigo, o livre deabte de ideias, esse sim, é de valor!

José Pires F. disse...

Meu caro Gentleman!

Só agora te respondo, por só agora ter visto o teu comentário e por culpa de ser este um blog que tem uma média/hora de comentários, que até me envergonho de referir. Provavelmente por, como dizes, os meus posts serem fraquinhos, mas isso é como tudo, como dizia o Nemésio:

Pilriteiro dá pilritos,
Porque não dás coisa boa?
Cada um dá o que tem,
Conforme a sua pessoa…

Ora, eu bem me esforço, mas a coisa sai do agrado de todos como vês. Mas vamos ao que interessa:

Vejo que já estás com os pés mais assentes na terra, e que já não me chamas canalha nem te referes negativamente ao meu carácter, é um passo em frente para a necessária educação entre aqueles que se dedicam a trocar ideias, e constato também, que implicitamente já admites ideias diferentes da tua.

Devo dizer-to sem rodeios: Não gosto do Cavaco! Tal como não gosto do Soares, mas este não gostar, nada tem a ver com o homem ser de Boliqueime, alto ou magro. Não! Tem a ver com o politico, porque eu não me esqueço do que ele fez durante os dois mandatos em que esteve à frente do destino do meu/nosso país, não me esqueço que ele conseguiu a efeméride de unir pela primeira vez as duas centrais sindicais numa greve conjunta, que conseguiu que milhares de camionistas bloqueassem a fronteira de Vilar Formoso, que conseguiu que a classe médica decretasse uma greve que durou quatro dias, não me esqueço da Lei de Bases da Reforma Agrária, que Cavaco fez aprovar na Assembleia da República onde tinha a maioria e que acabou com esta, foi no dia 30 de Junho de 1988, os juízes e consequentemente os tribunais paralisaram em Dezembro do mesmo ano e isto tudo no primeiro mandato que os seus devotos seguidores apregoam aos quatro ventos ter sido o melhor, porque o segundo mandato, vou-te contar meu caro Gentleman, o ridículo tabu, o buzinão na ponte, o problema dos feriados, as guerras constantes com o Soares etc. etc. etc. e o país a ir pelo cano abaixo.

Creio que já chega de exemplos, que só foram dados para que não penses que quando eu digo mal de um político, o digo por dizer. Compreenderás que há muita gente que diz mal, mas sabe porque o diz, ele há gente que tem memória e a esses é difícil meterem-lhes areia nos olhos, com boas campanhas de marketing.

Por último e para terminar, só uma palavrinha em relação ao Sr. Presidente Jorge Sampaio, votei nele, e também neste caso temos opiniões divergentes, eu acho que Sampaio foi um bom Presidente, não concordei com tudo o que ele fez e algumas vezes discordei profundamente, mas nas contas finais dos dois mandatos acho que foi um bom Presidente.

Aqui ficam as minhas razões, e se amanhã quiseres voltar a este modesto blog, cá estarei para te receber.

Ana disse...

Bem...até tenho medo da retaliação e da censura....é seguro escrever?? é que se for para ter que usar palavras caras, construir frases pomposas e dissertar acerca do estado da nação...passo! Já estou de fim de semana :p
Agora, se for para dar a minha opinião...posso tentar!
Não gosto do Cavaco! Assim como não gosto de me levantar cedo ou de aturar o meu chefe, mas...que remédio, tenho que viver com isso!
Acho o Mário Soares um senhor.
Se é indicado ou não para presidente, não sei...Já foi, hoje em dia, não sei!
O que me assusta mais no meio disto tudo é mesmo o facto de não haver sangue novo para o país! Olhamos em volta e são sempre os mesmos...O mesmo cheiro a mofo, a naftalina...já era hora de abrir as janelas...
Em futebol, religião e política (assim como na maioria dos outros assuntos) nunca ninguém está 100% de acordo, mas todos temos as nossas opiniões! E assim como não posso obrigar ninguém a pensar como eu, não posso admitir que me obriguem a mudar de opinião!
e...confesso...eu é mais B.E.

José Pires F. disse...

Nocas!

Será sempre seguro dares a tua opinião neste blog, que pelos vistos não andará longe da minha.

Este país precisa de um golpe de asa, que o faça sair do marasmo, precisa de outros pensadores que alumiem o futuro de Portugal, que não se esgota no aspecto material.

Ana disse...

:) É que isso mesmo!

José Pires F. disse...

Ok. Vejo que não estou só.

Intervencionista disse...

Só hoje vi este comment... eu tb estou contigo. Mourinho para Presidente.

Indivíduo disse...

Bolas, vim para a um ninho de esquerda?? ja ouvi aqui dizer que Mari o Soares é um senhor..so de for um Senhor dos Diamantes, ou então o senhor do coelgio moderno, e que tal falar-mos acerca do policia que esta 24 horas por dia a porta de Mario Soares? o desgraçado nem a uma cadeira tem direito, e vindo de quem mandou dois agentes a merd*, ate parece ironico....enfim..

caro piresf..

não estas recdentido não? espero que naõ, não disse que os teus posts eram fraqunhos, disse que este post foi fraquinho...a paret não igual ao todo.

Se fu imais cerrado e menso democrata no meu primeiro comentario, foi so e apenas porque considero que assim se justificou, achei o teu posta mesquinho e superficla, incessialmenyte porque visava aspectos que eu considero irrelevantes, ja percebi que não gostas de Cavaco, eu gosto menso de Soares, até o Alegre me alegra mais, não gosto de politicas cartelistas, corporativistas e mafiosas, e soares disso tem muito.

Quero apenas concluir dizendo que apesar de eu não ser de todo de esquerda , respeito todas as ideias, alias acho o seu debate fundamental, por vezes e não estou a dizer que é o teu caso, acho que existe muita hipocrisia em torno da esquerda, que se diz fiel e respeitador, mas afinal so respeita os seus semelhantes, ideias diferentes ou são fascisats ou são vindas de pessoas asquerosas capitalistas e perigosas, é incrivel a assimetria deste país, admite-se com facilidade que exisat um partido com o nome de MRPP(un terroritas) e uma simples manifestação da frente nacional(outros terroristas) ja é recebida a pedrada! onde esta a liberdade aqui? so é livre de s manifestar quem defende a liberdade? pois eu acho uam hipocrisia, não gosto naturalemnte da frente nacinal, mas respeito, tal como não gosto de muita gente e respeito, acima de tudo porque pauto a mina vida pelo decouro, honra e respeito, deste modo se te ofendo ou te faltei ao respeito, peço-te desculpa, longe de mim não cumprir o meu civismo e aceitar as tuas ideias...

um abraço

sem medo disse...

Penso já terem sido discutidas ambas as perspectivas da questão, por conseguinte passo a dar as minhas razões para votar num homem como o Cavaco: este governo precisa de rédeas e urgentemente, pois para além de não cumprir o que promete, está a estender-se como um polvo a todos os sectores da administração pública, altos cargos do Estado, Sector empresarial, enfim... um despotismo partidário que pouco esclarece os cidadãos e não raras vezes os confunde merece um factor de equilíbrio, que neste momento apenas perspectivo num órgão de Estado como é o PR;

Acima de tudo é um voto útil na e para a democracia e um não ao absolutismo burocrático-partidário que o PS a pouco e pouco instala no nosso país...

abraço

José Pires F. disse...

Nuno!

Yes, Yes, Mourinho.
Oop´s! … Não achas que o gajo é cagão de mais para Presidente?
Lá de bola sabe ele, inteligente também é, poliglota, bem-parecido, mas....
Hmmmm..... Acho que não é boa ideia.

José Pires F. disse...

Meu caro Gentleman!

É claro que não estou ressentido, quem se mete a opinar sobre politica em público, tem de ter arcaboiço para aguentar e responder a quaisquer dislates.

Creio que já estamos quase esclarecidos em relação ás divergências que nos fizeram trocar opiniões, existe no entanto um ponto que parece não ter ficado bem esclarecido, que é sobre Soares: Se começasse a dissertar sobre ele, concerteza, este não ficaria melhor que o Cavaco, aliás, se já fosses minha visita no dia 16 e tivesses lido o post com o titulo “Os Candidatos” verias que aquilo que penso da candidatura dele, não é muito diferente do que penso da candidatura de Cavaco.

Eu considero-me um democrata e acredito no direito à opinião e no pluralismo de ideias, excepto em ideologias extremistas, com esses, não sou porra de democrata nenhum. Quem não respeita a vida e o ser humano qualquer que seja a sua raça ou credo, não merece a minha complacência.

Posto isto, e sem ressentimento absolutamente nenhum, digo-te que podes estar à vontade para opinar neste blog sempre que achares que ele é merecedor.

PS: Já te conhecia, devido aos comentários que fazes no Contra Capa.

José Pires F. disse...

Meu caro Sem Medo!

Quase que concordava com tudo o que disseste, se não tivesses metido o Cavaco pelo meio, e passo a explicar:

Eu tenho receio daquele homem, o Cavaco na minha opinião tem tiques Salazaristas, é um tecnocrata puro sem ideologia e gajos que como ele e à boa maneira portuga que dizem “a minha politica é o trabalho” e pouco dados a ter dúvidas e a enganarem-se, cheiram-me mal à distância.

Depois é um homem arrogante nos modos, e ao contrário do Salazar, foi até um pouco promissor Ministro das Finanças de Sá Carneiro.

Só foi líder do PSD en passant, revela sistematicamente não dar crédito aos partidos, que são a base da nossa democracia, quer se goste ou não, logo, não posso concordar que seja ele o nosso voto útil, mais, qualquer um que na segunda volta se perfile contra ele, esse sim, será voto útil, pelos motivos atrás invocados.

Mas esta é a minha opinião e vale o que vale, de resto assino por baixo o que disseste.

Um abraço.

Ana disse...

Não é que isto ainda mexe?!
E se eu deitar mais umas achas para a fogueira?! Ehehehehe
Na sequência de " que tal falar-mos acerca do policia que esta 24 horas por dia a porta de Mario Soares? o desgraçado nem a uma cadeira tem direito.." ciatndo o Gentleman...
Pelo menos não tem ninguém a provar-lhe os vinhos antes de ele beber!!!LOLOL

Mas...só estou mesmo a atiçar :P até porque todos (até nós) temos os nossos "podres", coisas que quem está de fora pode apontar como "defeitos", "falhas", "vícios", "manias" e que para nós são dados adquiridos que nem notamos!!

Em todo o caso, acho saudável uma boa discussão e consequente troca de ideias, desde que seja isso mesmo, uma troca, uma partilha e não uma imposição! Afinal, lutaram-se tantos anos para quê?!

Ah...e já me esquecia...
"Bolas, vim para a um ninho de esquerda?? " - se calhar...quem sabe! Mas, penso que não deves temer...pelo menos não é um ninho de cucos! Onde os outros pássaros são expulsos :P
O ninho do Piresf é grande e chega para todos, né??

pencapchew disse...

Eu meus amigos, desejo tudo de bom aos nossos dois candidatos.
Um bom soco nas fuças, um bom pontapé nos tomates, um bom lugar no hospício lá do sitio.
Fossem catar pintelhos um ao outro e eu ficava descansado.
Eu vivi no "reinado do Cavaco" e por favor, mais não.
E vejo estes merdosos defensores do homem a defende-lo sem ideias, apenas com o grande argumento "Olha bem para o Soares".
País triste este, onde ninguém quer pensar uma vez que seja por si próprio e remete-se à vontade dos partidos que idolatram.
Esquerda vota esquerda, direita vota direita. Grande Democracia a nossa...
Eu não voto neles, portanto se batessem as botas amanhã, iria ver o canal 18 com uma cerveja na mão e um sorriso na cara.