A Praça do Marquês - Maio de 1926


Os meus agradecimentos ao A Rodrigues pelo envio da foto, que, por vir datada provocou o post que segue:
.
.

A 28 de Maio de 1926, o general Gomes da Costa comanda a sublevação da 8ª divisão de Braga e faz chegar a todas as divisões uma proclamação de revolta que terminava com as seguintes palavras: “[…]venham ter comigo com as armas na mão, se quiserem comigo vencer ou morrer! Ás armas, Portugal! Portugal ás armas pela liberdade e pela honra da Nação! Ás armas Portugal!”. Gomes da Costa contava então com apoio em algumas unidades, ele é a cara e a chefia do movimento denominado como Junta Militar Revolucionária de Braga, sendo em Lisboa, o comandante Mendes Cabeçadas, o chefe do movimento.

A 29 de Maio, o Diário de Lisboa faz saber que tinha rebentado em Braga um movimento revolucionário e que não era só a 8ª Divisão de Braga, mas também que, as divisões de Tomar, Vila Real e Évora estavam revoltadas. O Diário de Noticias informa que a ordem pública foi alterada mas que em Lisboa e Porto o sossego é absoluto. Complementam os dois jornais as notícias, informando que já seguem para o Norte alguns contingentes de tropas.

A 30 de Maio o Diário de Noticias na sua primeira página e a toda a largura, noticiava que o Movimento Revolucionário tinha triunfado inteiramente em todo o País, que o General Gomes da Costa chegava essa tarde a Lisboa e que o comandante Mendes Cabeçadas, presidente do Ministério e Ministro da Marinha, assumia a gerência de outras pastas.

O governo de António Maria da Silva, demite-se por não ter apoio das unidades militares de Lisboa e o presidente da República, Bernardino Machado, resigna e entrega o poder ao comandante Mendes Cabeçadas.

A Seara Nova, no mesmo dia faz publicar uma nota oficiosa com as seguintes questões:

1.º Será uma ditadura militar, como aquela que parece ter preconizado o general Gomes da Costa, o sistema governativo que mais convém aos sentimentos liberais do povo português?

2.º Terão os indivíduos apontados para assumir a direcção do governo os requisitos indispensáveis para o bom desempenho desse papel? Isto é: terá o general Gomes da Costa – justiça feita ás suas qualidades de cabo de guerra – manifestado a suficiente ponderação para ser chefe de um governo excepcional e terá o comandante Cabeçadas – justiça feita à sua honorabilidade – aqueles requisitos indispensáveis e a possibilidade de se libertar firmemente de todas as influências de partido ou de facção?

Terminando com uma afirmação de princípios que dizia: "apoiar um governo excepcional e com liberdade de acção composto de competências, o qual tenha por objecto realizar as reformas essenciais, estabelecer a moralidade administrativa e fazer uma obra de educação cívica, mas também que reprovará um governo com tendência a firmar um regime antiliberal e o predomínio de classe e a não respeitar a liberdade de consciência sob todas as suas formas".

Factos – O país vivia um clima de revolução permanente, as greves eram constantes, só entre 1917 e 1925 tinham ocorrido 200, o custo de vida tinha atingido os 200%, a moeda tinha desvalorizado a um ritmo galopante e o País asfixiava.


Segundo o Anuário Estatístico de Portugal as receitas do País para o orçamento 1925-1926 eram de 1241 milhares de contos e as despesas de 1685 milhares de contos, levando a um saldo negativo de 444 milhares de contos.

De um saldo positivo no ano 1923-1924, de 9 milhares de contos, tínhamos passado ao estado actual das finanças.

Estavam portanto criadas as condições para a ditadura, esta, infelizmente viria a durar 48 anos.

.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

O total descredito na classe politica pode levar a aparicao de um qualquer lider populista e demagogico, uma especie de "jardim do continente". Mas um golpe de estado... A UE e a NATO nunca o tolerariam, e dai estamos mais ou menos safos.

José Pires F. disse...

Golpe de estado!? Nem tal me passou pela cabeça, agora, que o caminho dos populistas tal como dizes, está a ficar francamente facilitado, isso está.

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Porn extreme toons exe outlook express 6 stationery retirement planning austin texas Order phentermine in canada condominiums disney world Dolly parton poker lamictal nl audi s2 rally cars Net baccarat web site Alaska football teams Cellulite age Men selfsuck penis pictures of phendimetrazine 994 mazda truck ignition wire diagram farmers insurance exchange Subaru engine short block ball free lottery power system humidifier