Divulgação.

Amanhã, Sábado dia 18, no âmbito do Fórum Fantástico 2006, decorre no Auditório IPJ do Parque das Nações e pelas 14:00hs. a apresentação do livro do Pedro Ventura “Goor – A Crónica de Feaglar” de que, já fizemos aqui referência.

Este livro, que corporiza a forma literária do romance, com processos narratológicos bem medidos, boa planificação da caracterização das personagens e também na elaboração de diálogos, abre-nos os sentidos no lúdico caminho da conceptualização da escrita fantástica, onde, a acção, acaba por estar sempre presente; num país, numa sociedade fantástica e num mundo em mudança. Mas não se trata só disso; o Pedro Ventura não foge da sua concepção moral e filosófica, embora não pretenda fazer declarações morais, pregar filosofias ou proferir juízos de valor, mas simplesmente contar uma bem engendrada história.

Este é um livro, que não sendo um dos enredos de Hamlet ou uma metamorfose Kafkiana, é extremamente colorido, inventivo e cheio de belas imagens, e, sendo o primeiro livro do autor, que se revela já como um exímio contador de histórias, deixou-me deveras surpreendido e expectante sobre o segundo que, espero desde já.

Eu não falto, não falte também o leitor deste blog.

18 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Pires, aqui estou eu, totalmente preparado, qual gladiador preparado para ver pela última vez a luz do Sol... No entanto, o leões estavam longe de me querer desfazer a carne e as entranhas...

Obrigado por tudo!

E agora sou eu que te digo:

Prepara-te!

E prepara-te porque este primeiro volume´é apenas a "entrada" de um "prato principal"!

E... Prepara-te!

Pois já falta pouco para sábado... ;)

Abraço!

Anónimo disse...

É amigo vai ser muito bom, pena que eu aqui de alem mar só possa desejar que seja tudo de bom pra vocês e sorte para o amigo Pedro.

Grande dia será.

Abraço

[s]s

Ps: "Prato principal"... agora fica ele ai e me deixar curioso hahhaha

Rosa Brava disse...

A distância é um entrave...mas gostei de saber...
Um abraço e bom fim de semana ;)

Teresa Durães disse...

também gostei de saber porque sou apreciadora da literatura fantástica. Quando é bem escrita (não conheço quem cita mas posso falar, por exemplo de Ursula Le Guin) a filosofia e concepções metafisicas andam de mãos dadas. apesar de ser um tipo de narrativa desvalorizada (pelo menos em portugal) quando bem escrita pode ser de tão boa qualidade e reflexiva quanto Kakfa (a minha opinião, claro)

Bom dia

Outsider disse...

Amigo Pires, assino por baixo a tua excelente análise do lovro do Pedro. Eu devorei e adorei o livro e estou ansioso à espera do segundo. E pensar que já estive com o manuscrito na mão...
Amanhã lá estaremos. ;)
Um Abraço.

Rui Martins disse...

bem dito!
e sem dúvida que lá estaremos amanhã!

Anónimo disse...

Aqui do outro lado,desejo muita sorte ...
Abraços!

Anónimo disse...

Ando triste por não ter mais tanto tempo para ler... Espero me folgar em breve!
Bjos e ótimo final de semana!

isabel mendes ferreira disse...

e será que dura até perto das 18h????


que coisa....duvido que chegue a tempo.....

mas Pires F Amigo da alma....se eu não chegar a tempo depois conta?



______________beijo_______!

Kaotica disse...

Olá Pires F.!
Estou curiosa de ler esse livro do Sá Morais. Vamos lá a ver se consigo passar por lá...
Entretanto se puderes vai até ao Pafuncio para veres no que consta o desafio que te faço desde já.
Bom fim de semana!

Mac Adame disse...

Ora bem, anotei. Bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Bons dias,

Encantado com o convite. Para onde posso confirmar? Se for por aqui está confirmado...

Abraço

Alberto Oliveira disse...

Não podendo estar presente... vou-me ao livro.

Gostei da explicação terminada na bisca lambida e entendo-a. Embora de registo diferente (talvez por isso mais facilitado) também já tenho sido tentado a interromper este exercício escrevinhador e que algum tempo me toma.
Mas... porque se diz que o exercício faz bem à saude e se praticado com prazer, melhor...

grande abraço e óptimo fim-de-semana!

Parrot disse...

Piresf,

Esperarei notícias...eu não estarei, impossível.
Abraço e bom fim-de-semana

Fragmentos Betty Martins disse...

OLá Pires

Eu vou mesmo ter que faltar - motivo de força maior - FAMÍLIA:))

Beijinhos com carinho
BomD(:)mingo

Lidiane disse...

Tão longe...
:(

Lidiane disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cecília Longo disse...

nao conheço o livro...mas parece uma boa dica:)

vim desejar um bom fim de semana