Um novo rumo para Portugal - Parte X



Não foi Pessoa mais feliz que Vieira, ele que também julgou ver sinais de uma transformação no “subconsciente nacional”, prenúncio do próximo advento de D. Sebastião à decaída Pátria e primeiro passo para o estabelecimento do Quinto Império. Mas D. Sebastião não apareceu e o Quinto Império, essa era famosa de civilização cristã universal sob a égide da Lusitânia, continuou envolta nas sombras do mito.(1)

Mais tarde, Agostinho da Silva agarra de novo na ideia, e chega mesmo a dizer (o que me deu um extraordinário gozo ouvir) que, “Portugal é o futuro do mundo.”


Agostinho da Silva, para uns, um homem referência, para outros, um místico utópico, é sem dúvida ambas, e um Homem Extra-Ordinário como lhe chamou Eduardo Lourenço (2). Segundo este, Agostinho da Silva, se foi “místico”, foi-o de um misticismo “sulfuroso” pela natureza naturalista da sua visão do mundo e da vida. Não se instalou na excepção, pregou e viveu no combate à ideia de excepção, em todos os domínios, numa espécie de anarquismo profético e radioso, no fundo mais próximo de Rousseau que de qualquer figura clássica da família “mística”.


(1) - Vida e Obra de Fernando Pessoa, Vol. II, João Gaspar Simões da Livraria Bertrand, 1950.
(2) – A Última Conversa, Agostinho da Silva, da casa das Letras

8 comentários:

Unknown disse...

Relativamente a este post não vou escrever nada.
Tenho apenas a dizer em relação ao post anterior, parabéns Sporting, parabéns Paulo Bento, estás no bom caminho, só tenho mesmo pena de teres de perder novamente com o FCPorto.

Boa semana

marinheiroaguadoce a navegar

José Pires F. disse...

Relampago!

Mas conhecer estes dois não é coisa de somenos. Tomara eu, que sou um confesso admirador de Pessoa e só conheci Agostinho.

Um grande abraço.

...................................

Marco Ferreira!

Lá estaremos para ver isso ao vivo e a cores.

Um abraço.

Clarissa disse...

Uma grande beijoca Padrinho...e para te dizer que tenho saudades da Andreia ;)

José Pires F. disse...

Clarissa!

Olá afilhada. Já te devia ter respondido a essa pergunta, mas como não sabia se voltaria a postar textos da Andreia, não o fiz. Acontece, que agora estou em condições de o fazer, já que, muito dificilmente a Andreia voltará a aparecer.
E porquê, perguntas. Bem... não é fácil escrever na pele de mulher, uma ou duas vezes, ainda se consegue amanhar um texto, mas continuar é difícil e deparei-me com essa dificuldade, até porque, o registo em que ela escrevia não era o meu, o que acrescentava um grau de dificuldade ainda maior.

Decidi aposentá-la e está em casa regalada a viver dos rendimentos.

Um grande abraço.

Anónimo disse...

Não pude deixar de sorrir com essa explicação à afilhada...
mas abri o quadradinho para dizer que acho que Agostinho vivia mais de acordo consigo e com a sua singeleza de pensamento e coerência de atitude. Ele sabia que é possível uma nova visão do mundo e da Humanidade.
Grata por estes textos e pelo blog no seu conjunto.

Anónimo disse...

Excellent, love it! Atomic clock coffee maker delta pressure washers http://www.merchant-accounts-0.info/Floridalottery.html http://www.ford-model-agency.info/2001-cadillac-eldorado.html Ge push button dishwashers summer tompkins hand bags mexican girls big tits

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! incorporating in new york jessica london plus size dresses http://www.roulette-4.info/Cheating-at-roulette.html Rent honda minivan free standing ice makers Shoals fishing report Bill+me+later+wheel+chair www cisconline org online payments buy buspirone online Lexapro nipple pain http://www.affinity-washer.info/ice-making-equipment-and-machines-renting.html taylor ice cream machine manufacturer Scooters honda cn250 parts list Sex slave masturbation zoloft withdraw symptoms Losing weight all natural diet safe weight loss

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! 156 24v alfa q romeo system uk v6 Aiken business card printing Of xanax Institutes offering hotel management and hospitality courses Account america bank merchant 1997 acura cl 2.2 parts Fairfield ohio ford batteries