Este ano, a Páscoa é muito cedo !!!

Um amigo, que nada tem de néscio e muito menos de tóino, portanto, gente com tino, fez-me chegar esta curiosidade. Partilho-a, desejando a todos um bom domingo de Páscoa e, aos cristãos como eu, uma Santa Páscoa.

Sabias que:

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia, ocorrida após o equinócio de Março (21 ou 22 desse mês). Esta datação da Páscoa, baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual, a Páscoa é uma festa móvel no calendário gregoriano.

Ora bem, assim sendo, este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo, como este ano (23 de Março), será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.

Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, virá a ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

E digam lá que sabiam esta!!!


Apontamento pedagógico: A Páscoa, convém assinalar, é muito mais que um simples feriado. Trata-se de um evento religioso e, para os cristãos crentes (os que crêem em Cristo como o Deus Filho da Santíssima Trindade), é a mais importante festa da cristandade. Celebra-se neste dia, a Ressurreição de Jesus Cristo.
Porém este dia, uma das datas mais antigas e jubilosas do calendário cristão, é o culminar de uma Semana Santa, fixada durante o Concílio de Nicea, em 324 d.C., que começa no domingo anterior (Domingo de Ramos), quando ramos de oliveira, simbolizando a vida, são benzidos. Na quinta-feira seguinte (Quinta-Feira Santa), é celebrada a Ceia do Senhor (a Santa Ceia) e ocorre a cerimonia do Lava Pés, na sexta-feira (Sexta-Feira Santa), ocorre a procissão da Via-Sacra, ao final da qual os fiéis recebem a comunhão eucarística (muitos fazem jejum e outros abstêm-se de comer carne), no sábado (Sábado de Aleluia), durante a noite, faz-se a Vigília Pascal e no domingo (Domingo de Páscoa), celebra-se a Ressurreição de Jesus Cristo.

21 comentários:

Jorge Elias disse...

Caro espreitador,

Feliz Páscoa!

Visito regularmente seu blog.
Como sei que gosta de poesia, vou
deixar o endereço de meu Blog para uma visita.
Nesta época do ano, no Espirito Santo, estado aonde resido, temos por hábito, além das cerimônias religiosas, comermos uma famosa torta de frutos do mar denominada "torta capixaba".
Fica aqui um convite para uma torta e uma muqueca.

Jorge Elias

jeliasneto.blogspot.com

Anónimo disse...

Salve salve meu grande amigo.

Quanta informação, acabei de ver as ressalvas no meu blog quando as mesmas sendo usadas do lado de cá...

Bacana demais.

Amigo, feliz “Dia Mundial da Poesia” (=

E claro, feliz páscoa para tu e sua familia, para todos a sua volta.

Grande abraço.

[s]s

José Pires F. disse...

Jorge Elias,

Confesso que fiquei agradavelmente surpreendido com o teu blog.
Voltarei, como te disse.

Um abraço e boa Páscoa.

mac disse...

Já sei mais alguma coisa. Desconhecia a razão das datas da Páscoa...sempre pensei que fosse x dias depois do Carnaval. É sempre bom aprender algo.

José Pires F. disse...

Bill,

Disse-to lá, e digo-o aqui. A Poesia, é apenas uma outra forma, não científica, de pressentir que a realidade é muito mais desconhecida e inefável do que o senso comum e o quotidiano fazem supor. Assim, dito, creio que não há mais nobre coragem ou insensatez!!!!!
A Poesia, pode ser incómoda e de reflexão extremada até ao limite do absurdo, pode não conseguir abrir os alçapões da alma à força da palavra transvestida ou com a força telúrica dos sonhos, mas é plural porque respeita as consciências e as formas de sentir, mesmo essa partícula quântica que promove, aparente e arriscadamente, um universo inlógico e caótico.

Grande abraço e uma excelente Páscoa.

José Pires F. disse...

Mac,

E pronto… um post que não foi em vão. É sempre um prazer, saber que alguém tira algum proveito.
Está ganho, o dia.

Grande abraço e boa Páscoa

Mar Arável disse...

Curioso o seu texto.

A Páscoa é uma passagem.

José Pires F. disse...

Mar Arável,

Sim, do corpo animal para o corpo espiritual. Os crentes acreditam serem possuidores dos dois: o físico e o espiritual, sendo que este último é que ressuscita.
“A carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus” (apóstolo Paulo, I Coríntios 15,50).

samuel disse...

Seguir links de comentários "suspeitos" em blogs de amigos é um desporto que por vezes tem bons resultados. Este é um.
Gostei de encontrar este blog. Irei voltando...

Abraço

José Pires F. disse...

Samuel,

Agradeço as suas palavras. De facto assim é, as pessoas vão-se juntando.

Um abraço e boa Páscoa.

Anónimo disse...

Quando eu era pequena, para mim funcionava assim: Carnaval caía, aproximadamente, no aniversário de minha irmã e a Páscoa, aproximadamente, no aniversário do meu irmão. O que dava sentido do porque brigavam tanto!
Você acabou com a razão das coisas! :( Brincadeirinha...;)
Beijinhos de Páscoa para você!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Uma Páscoa Feliz cheia de amêndoas, folares e chocolates e, sobretudo, que seja um ressurgimento de sonhos, esperanças e vontade de construir.

Um abraço apertado

Nina disse...

Pois esse ano a sexta feira da Paixão (que a meu ver tem um poder muito, muito grande):

Caiu exatamente no equinócio de outono;

caiu no início do ciclo do zodíaco;

caiu no primeiro dia da Lua Cheia!

Como deixar de celebrar esse momento com os amigos? Com amor, amor, muito amor, fé e esperança de renovação!

Feliz Páscoa! Que se renove a vida, o amor e que os frutos se multipliquem!

=)

Oliver Pickwick disse...

Páscoa mais cedo:
É muito curioso mesmo, desconhecia por completo estas informações. Às vezes, num tipo de empáfia inconsciente, acreditamos que o mundo gira em torno dos assuntos de nosso interesse. Jamais imaginaria que alguém se dispusesse à fazer projeções - retroagindo e avançando - de épocas em que a Páscoa acontece mais cedo. É mais uma evidência do quão próximo estamos de um singelo grão de areia.

Apontamento pedagógico:
Pelo menos estas informações são do meu conhecimento. Embora não seja religioso, tenho bom conhecimento da Bíblia e das grandes religiões.

Abraços, e, é claro, boa Páscoa!

Lord of Erewhon disse...

Ser mero clone do Judaísmo... talvez tenha sido sempre a grande raiva anti-semita dos cristãos.

Abraço!

P. S. Eu sei que não vem a propósito, mas sou Gótico... :)
(Não vem?)

Anónimo disse...

beijo.

gótico.
tb.



_______________

y.

Anónimo disse...

PiresF

tenho saudades de ti.
e vim desejar uma boa semana.

quanto ao texto interessante, eu não sabia. adorei.

beijos
Fuser

Anónimo disse...

Caro PiresF, gostei muito de saber todas estas informações preciosas, muito obrigada. por vezes, as épocas festivas passam por nós, sem lhe conhecermos verdadeiramente o seu significado e no que toca à páscoa, é a si que devo tê-la conhecido melhor. um grande beijinho pela sua partilha.

Alê Quites disse...

Renovação, salve!

Lyra disse...

Adorei e voltarei!

;O)

Anónimo disse...

Arraial! Arraial! Arraial pelo kaos que foi vilmente ofendido no seu blog por causa de um post sobre o Jerónimo de sousa e o tibete!