A Última Lição de Agostinho da Silva.

"Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus.
Se o criador o tivesse querido juntar a mim não teríamos talvez dois corpos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence.
São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem."

22 comentários:

Caracolinha disse...

Nem mais ... o segredo é nunca perder a individualidade ... deixar-se guiar sim .... ser guiado, nunca.

Quem gosta e sabe ensinar dá espaço, cria independência e vigia ... essa é a minha concepção de um bom mestre.

Uma beijoca encaracolada :))))

LM disse...

Grande Professor!

CookieMonster disse...

É pena Agostinho da Silva não ter tido o crédito devido em vida. Era realmente alguém capaz de nos pôr a pensar no porquê das coisas que consideramos certas ou obrigatórias. Ainda hoje quando pego num livro de uma entrevista que lhe foi feita, me surpreendo ao voltar a ler certas coisas...

Clarissa disse...

Amigo Pires...parece-me bem a propósito este tema já que cada vez mais as pessoas selimitam a repetir aquilo que outros dizem...ter opinião própria dá muito trabalho, já que é preciso pensar...é mais fácil repetir o que alguém disse na televisão ou se leu no blog do lado...principalmente se a esse «alguém» até é reconhecida alguma autoridade...
Por isso me aborrece muitas vezes que pelos blogs fora as pessoas distribuam elogios e «acenem» a tudo com a maior facilidade... Torna-se perigoso, já que se desvaloriza a verdade em nome do que «fica bem».
Não gosto de quem me diz «sim» a tudo...de quem gosta sempre...para quem está sempre tudo bem...soa-me a algo oco, vazio...sem vontade própria.
Pensar continua a ser um desafio.
Um abraço.

Anónimo disse...

é uma questão de formas, de moldes. Há quem prefira desenhar uma estrela muito certinha, com cinco pontas, a partir de um molde. Depois, há também outros, que preferem desenhá-la algo torta, mas pelo seu próprio cérebro, pela sua própria imaginação. ;)

Anónimo disse...

Realmente grande mestre com grandes lições...

[s]s

Cristina disse...

esse homem era um mestre à antiga...ensinava a pensar ;)

linda a lição, como encontraste esta pérola?

beijinhos

celso serra disse...

Mestre imortal!!É sempre bom reler.
Abraço

Rui Martins disse...

Eis porque é que se comemoram os cem anos de Agostinho da Silva em http://www.agostinhodasilva.pt/ e porque é que este devia ser uma das figuras centrais da cultura portuguesa do século XX...

Recordemo-nos de que Agostinho era um crente da possibilidade de concretização do Quinto Império e que achava mesmo que este já firmara raízes e assumira forma no... Brasil.

Poliana Pasa disse...

Muito interessante.
Até porque parece cada vez mais difícil encontrar personalidades autênticas.

Clarissa disse...

Sr.Pires...tenho saudades da Andreia...será que ela se esqueceu de nós ?! Mande-lhe um repimpado beijo da minha parte.

Anónimo disse...

Salve Amigo Pires...

Sabes que tem razão no comentário do post de ontem, com o tempo vamos aprendendo com os amigos, quanto mais se lê mais se aprende.

Ótimo dia

[s]s

Era uma vez um Girassol disse...

Gosto tanto de Agostinho da Silva...
Para mim vai viver sempre, quer na palavras escrita, prosa ou poesia, quer nas entrevistas que deu, verdadeiras lições para a vida.
Do que gosto mais é da sua irreverência...
Bjs

Ado, il Navigatore disse...

Sim, sim, sim: individualidade! Ser o que somos. Por que é tão difícil?

Bom final de semana para você amigo.

Unknown disse...

garnde verdade exprime este teu texto

muito bom

bom fim de semana

marinheiroaguadoce a navegar

Anónimo disse...

Poxa, não sei quem é Agostinho da Silva, mas gostei do texto e me diverti com o anterior: A imaportância da pontuação. Parabéns pela qualidade do teu blog. voltarei outras vezes! Bom final de semana!

Ado, il Navigatore disse...

Amigo,
Dê uma passadinha pelas crônicas... convoquei-o para um desafiozinho.
Abraço.

teresa.com disse...

bolas, isto posto assim faz muito sentido! viva os pensadores e aqueles que os citam!

Clarissa disse...

Amigo Pires...perdoe a ousadia...mas espero que esteja tudo bem...é que estranho a falta de novos posts bem como as suas respostas a estes comentários. Uma boa semana Sr.Pires.

Lord of Erewhon disse...

Tive o prazer de o conhecer pessoalmente... Chamar-lhe «filósofo» é um exagero mitificador! Um grande senhor... sem dúvida... pena já o ter apanhado meio excêntrico... ou meio gágá... nunca percebi bem!:)
Diferente, era.

Anónimo disse...

What a great site » » »

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Soy breast implants atlanta Talon toy hauler canine hair loss boxer Mbalcd projectors enter the search literotica com Sports in the 1940. Floor+mats+for+car Cholesterol protein whey Trion console 250 electronic air cleaner order phendimetrazine now Lisa simpson sex story xenical information Jenna jameson myspace layouts lesbian and stories and bondage paintball bunkers for sale