A importância da pontuação.

Um homem muito rico estava extremamente doente, à beira da morte. Pediu papel e caneta, e escreveu o seguinte:

"DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ NÃO AO MEU SOBRINHO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE NADA DOU AOS POBRES"

Entretanto, morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixou ele a sua fortuna?
Eram quatro os concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres."

2) A irmã chegou de seguida e pontuou assim o escrito: "Deixo os meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres."

3) O alfaiate pediu a cópia do original e puxou a brasa à sua sardinha: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres."

Então, chegaram os pobres da cidade. Um deles, sabichão, fez a seguinte interpretação: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Dou aos pobres."

Assim é a vida. Somos nós que colocamos, os pontos e as vírgulas... E isso faz toda a diferença!!!!!


Recebido via email, por cortesia do Jorge Henriques.

15 comentários:

Caracolinha disse...

Fantástico !!!!

:))))

Beijoca encaracolada :)

Era uma vez um Girassol disse...

Muito bem visto, faz todo o sentido!
Estou numa fase mais de pontos de exclamação!!!
E ainda tenho dúvidas...
Abraço

Dj disse...

Cada um sabe onte exatamente se coloca o ponto! Mais cabe a cada um ponderar se esse ponto é realmente o correto!!!!

Abraços Sr. Pires...

Ótimo fim de semana!

paper life disse...

Deve ser por isso que cada vezmenos gente pontua. Lava daí as mãos...

:)

BFS

Vespinha disse...

Eheh!

E o ue dirá o Saramago, disto??

Bj da Vespinha

Andreia Ramos disse...

somos nos que construimos o nosso caminho!

A.J.Faria disse...

Pires!
Impecável!
Temos sempre algo a aprender com a sensibilidade de cada um.
Um grande abraço.

Meia Lua disse...

Ahhhh que verdade tão grande!!!
Queria saber pontuar melhor... ainda chego lá!
Beijinho

Parrot disse...

Piref,

De facto a pontuação é muito importante. Muitas vezes esquecemo-nos.....

Abraço

PS-Tenho um desafio no meu "poiso"
Aceitas?

Intervencionista disse...

Muito sabio...

Boa semana de trabalho

Poliana Pasa disse...

Adorei!
Para mim, uma nerd linguística, foi um ótimo post!
E viva a gramática!

Desambientado disse...

Muito engraçado. Não conhecia.

SarocaS disse...

Muito giro este post! <-- só este pontinho de exclamação ja faz logo muito mais efeito do que umas simples reticências... o "muito giro" ganha logo mais valor!
E de facto este post merece muitos pontos de exclamação! Já estou a imaginar quando tiver que ler o "Memorial do Convento" de José Sramago... parece que os pontinhos, as vírgulas, as reticências não entram nos prémios Nobel!

dakidali disse...

A mim ensinaram-me com a seguinte frase. Morra Salazar não faz falta à Nação. Morra Salazar? Não! Faz falta à Nação. Claro que isto foi antes do 25 de abril e tem uma estória por trás.
Beijinhos
Teresa

Anónimo disse...

This is very interesting site... minneapolis dental insurance Acyclovir info slurpconfirm404 dmiguse shingles htm Inspiron 3800 harddrive