Reflexões


Alguns amigos da onça gostam de me lembrar amiúde e a propósito do Ricardo, que jogador que vai para o Sporting desaprende de jogar por muito bom que seja.

Não creio que assim seja, mas como isto do futebol é uma coisa complicada e de nuances, decidi pensar um pouco sobre o assunto e facilmente cheguei a algumas conclusões, que não sendo contrárias ás dos que me gostam de brindar com esses dislates, são no entanto substancialmente diferentes.

Se lhes quisesse responder, e não quero, poderia começar com o que é factual e portanto indesmentível, como por exemplo:

1 – As escolas de futebol do Sporting são do melhor que há no mundo.

2 – Os melhores jogadores portugueses da actualidade, são formados do Sporting.

3 – Exceptuando a exibição dos últimos 3 a 4 jogos do Sporting, puramente circunstanciais, tem sido o Sporting a equipa que melhor futebol pratica em Portugal à 3 ou 4 anos.

Mas não sei se valeria a pena retribuir a estes amigos da onça que sistematicamente nos brindam com tais dislates, estas conclusões, até porque, sendo os jogadores de formação Sportinguista, do melhor que joga na Europa, – casos do Figo, Cristiano Ronaldo, Miguel, Simão, João Moutinho, Hugo Viana, Quaresma ou Manuel Fernandes entre outros e só como exemplo – pode facilmente concluir-se que o mal está em contratar para colmatar algumas falhas, jogadores de formação de outras equipas portuguesas.
.
O que nos levaria a uma outra e importante questão: a de que, não deve o Sporting, salvo raríssimas excepções, contratar para jogar ao lado dos seus formados jogadores oriundos da formação de equipas portuguesas, devendo preferencialmente ir comprá-los ao estrangeiro, visto não estarem estes psicologicamente preparados para jogar em tão grande equipa, como se constata nas aquisições que o Sporting fez ao Boavista – casos de Ricardo e Silva – o contrário sim é verdade, qualquer jogador da formação do Sporting, brilha seja em que equipa for.
.
Mas dizer-lhes isto, poderia ser mal entendido, diriam até que era a clubite a falar e só iria arranjar mais alguns bate-boca, pelo que o melhor é a coisa ficar por aqui. Eu fico com a minha verdade e eles com a sua ignorância.

16 comentários:

Anónimo disse...

E pronto !!!
A vitimização de sempre.
Os coitadinhos, os roubados, os martires...
Se a lagartagem olhasse para dentro, viam que o problema passa mesmo pela confiança que vocês dão aos jogadores, quando vocês estão nas bancadas, bem como tambem a amostra de boa conduta no relacionamento com os jornalistas.

VR

Nina disse...

Ah, um sábio já disse que política, religião e futebol são coisas que se deve evitar discutir!
=P
Abraços!

Unknown disse...

Sabio mesmo =]
Só sei que o Brasil vai ganhar a copa de 2006 denovo, ja ta ficando sem graça =]

[s]s

X-Spoter disse...

Caro espreitador, acho que o meu amigo não está a ver tudo correctamente, e que para ter um blog terá de ser menos narcisista (clubisticamente falando ).
1º a escola do SCP não é a melhor do mundo.
2º não nasceram no SCP todos os melhores jogadores da actualidade.
3º nos ultimos anos não tem sido só o SCP, e o FCP ?
Acho mesmo que a verdadeira escola dos jogadores portugueses são aquelas colectividades tipo "Os Pastilhas" que cativam esses génios para o futebol, e que depois os grandes vão lá buscar.

um abraço

JLS

X-Spoter disse...

Caro espreitador, acho que o meu amigo não está a ver tudo correctamente, e que para ter um blog terá de ser menos narcisista (clubisticamente falando ).
1º a escola do SCP não é a melhor do mundo.
2º não nasceram no SCP todos os melhores jogadores da actualidade.
3º nos ultimos anos não tem sido só o SCP, e o FCP ?
Acho mesmo que a verdadeira escola dos jogadores portugueses são aquelas colectividades tipo "Os Pastilhas" que cativam esses génios para o futebol, e que depois os grandes vão lá buscar.

um abraço

JLS

José Pires F. disse...

Meu caro VR!
Acontece que os Sportinguistas – a tal lagartagem, como lhes chama – são adeptos muito exigentes: lembra-se do jogo com o Setúbal, que ganhámos por 2-1 e no final o estádio em peso apupou o treinador? Ora aí tem um exemplo da nossa exigência. O que um Sportinguista quer, é ver bom espectáculo e se possível, ganhar o jogo, mas o importante para nós em primeiro lugar é o espectáculo, ao contrário de outros adeptos que tanto lhes faz que a equipa jogue bem ou mal, querem é ganhar de qualquer maneira, mesmo com a ajuda do árbitro ou outras ajudas mais encapotadas.
Depois, e em relação à confiança que damos aos jogadores: é pormenor, devia chegar-lhes os chorudos ordenados que auferem, para que em campo justificassem que merecem o que ganham.
Sobre a relação de alguns adeptos com os jornalistas: estamos de acordo, é reprovável e não é dos pergaminhos Sportinguistas.

José Pires F. disse...

Nina!
Esse sábio era dono da sua razão, havia um outro que dizia, que era da discussão que nascia a luz, mas aqui não se trata de discutir, mas sim de trocar ideias, por vezes mais acaloradamente, mas simplesmente trocar ideias.

José Pires F. disse...

Bill!
Até pode ser, e se não for Portugal, então que seja o Brasil ou Angola.
Sabias que pela primeira vez num Mundial vão estar 3 países de língua portuguesa?
Pois é, Angola qualificou-se pela primeira vez.
Parabéns a Angola.

José Pires F. disse...

Amigo JLS!
Então agora para ter um blog já não podemos defender o nosso clube, ou devemos andar em banho-maria só para não ferir algumas susceptibilidades dos amigos de cor contrária?
Creio que não, mas como é evidente corro riscos, como este de o meu amigo me chamar narcisista, mas enfim, eu não levo a mal pois já estou habituado a esse tipo de linguagem vinda dos meus amigos benfiquistas.

Eu não digo em lado nenhum que as escolas do Sporting são as melhores do mundo. O que digo e repito é o seguinte: As escolas de futebol do Sporting são do melhor que há no mundo. O que compreenderá é substancialmente diferente e verdade.

Depois é claro que não nasceram no Sporting, uns nasceram em casa e outros terão nascido em maternidades, agora, que foram descobertos pelo Sporting e fizeram a sua formação no Sporting, isso é verdade.

Concordo consigo no que respeita à importância das colectividades, mas isso não retira nada ao que eu disse.

X-Spoter disse...

Caro Espreitador, mesmo assim com continuo a não estar de acordo com o meu amigo, mais, acho ainda que o Sporting terá mesmo de repensar em todo a estratégia de escolas, pois se não os aproveita, e vai buscar "vedetas" a outras "escolas".
Não me respondeu nem aos 2º e 3º pontos.
Já agora devo referir esse grande Treinador de seu nome José Mourinho, que não interessa o futebol espétaculo, interessa o resultado positivo para o campeonato.

Um abraço

JLS

José Pires F. disse...

Meu caro JLS, o mal é o Sporting não aproveitar de facto todas as suas estrelas, mas o saneamento económico tem sido a palavra de ordem nesta era Roquete, senão..., já viu o que seria o Sporting com todas as estrelas lá formadas? Era outro Real Madrid.

Quando vamos buscar vedetas a outras escolas e se estas forem portuguesas, o mais certo é darmo-nos mal, pelas razões que refiro no post.

Refere o meu amigo, que não lhe respondi aos pontos 2 e 3, creio que sim, mas volto a dizer-lhe qeu só me refiro a jogadores portugueses e disse: Os melhores jogadores portugueses da actualidade, são formados do Sporting. Será que isto não é verdade?
Por acaso o meu amigo tem algum português melhor que: Figo, Ronaldo, Simão ou Miguel? Não me venha falar do Deco, esse é brasileiro.

Ao ponto 3 direi apenas: que ganhar campeonatos não é sinónimo de jogar bom futebol, e o melhor exemplo que lhe posso dar, é o ultimo campeonato ganho pelo seu clube, ou você acha que foi por jogar bom futebol que foi campeão?

X-Spoter disse...

Caro Espreitador.
E o Tiago, Pauleta, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Rui Costa, Maniche, Costinha etc, eu nunca me referi aos estrangeiros/aportuguesados.
Quanto à sua resposta ao ponto 3, repito que a retirei de uma entrevista do José Mourinho, e quanto ao meu Clube, respondo assim:
- Se ganhou é porque fez mais pontos que os restantes, por isso foi melhor que vocês, e não me venha com a conversa de levados ao colo porque se tivessem jogado futebol agora não se queixavam .
Certo ?
É como aqueles jogos em que se ganha, e tudo foi bom , mesmo que nos roubem um penalti, agora se perdemos tu e todos são maus e uns ladrões.

Um abraço

JLS

José Pires F. disse...

Meu caro amiga JLS!

Por acaso algum desses é melhor que Figo ou Cristiano Ronaldo? O meu amigo desde o tempo de Eusébio – que não era jogador das vossas escolas – que não tem nenhum jogador de topo, – não se esqueça que estou a falar de jogadores formados na vossa escola – o único que pode referir é o Rui Costa, mas mesmo esse diga-me que eu não me lembro, quando é que ele foi premiado internacionalmente pela sua categoria?

Por acaso, alguma vez o seu clube teve algum jogador premiado internacionalmente? Nem um, meu amigo.

Em relação ao ganhar, está aí a grande diferença: para o meu amigo ganhar seja de que maneira for é bom, e tiram logo a ilação que ganhar é sinónimo de bem jogar, nós não, e quando me referi a isso, referi-me ás exibições não aos pontos, mas vejo que para o meu amigo o que conta são os pontos.

É a diferença de quem acompanha o futebol no sofá ou vai aos estádios com bilhetes oferecidos, e de quem paga como eu para ver espectáculo no estádio, pois quem paga, quer ver bom futebol, não quer ver a sua equipa ganhar de qualquer maneira.

José Pires F. disse...

Oi Freu!
Já começo a ficar fan do Botafogo, eu era mais virado para o Palmeiras devido ao verde na camisola, se o Botafogo, não for vermelho, eu mudo de imediato.
Eheheheh!
Obrigado pela visita.

Intervencionista disse...

Caro Blogger... em nome dos Adeptos do "Verdão" em Portugal agradeço que continue a torcer pelo Palmeiras que mais não seja pela afinidade familiar que o mesmo lhe traz.

Cumprimentos,
Mancha Verde Portugal

José Pires F. disse...

Hmmmm… até que tens razão ó Intervencionista mor, o verde é verde, e as ligações familiares são importantes, muito importantes mesmo.
Sabes que em tempos fiquei um pouco desgostoso com o Palmeiras, porque os gajos eram patrocinados pela Parmalate que em Portugal patrocinava o Benfica, e se dessa não desisti, então não vai ser agora, mas posso sempre ser dos dois, em Inglaterra tenho dois clubes, o Manchester United e o Chelsea.