Dia de São Martinho com o necessário serviço cívico


Talvez alguns não saibam e isto não é uma opinião, mas um terço da produção nacional de castanha é transmontana. Devido ao preço dos antidepressivos e também dos bilhetes para a bola, são estas que, hoje domingo e dia de São Martinho, se oferecem (de graça, portanto) durante a tarde a quem passar no Terreiro do Paço.
Soube que são algumas toneladas das quentes e boas, confeccionadas no maior assador do mundo que veio de Vinhais na companhia de um grupo de gaiteiros e de caretos típicos da região, por cortesia do município e a convite da autarquia de Lisboa, mas não consegui saber e era pertinente saber por forma a cobrir todas as possibilidades, se a tradicional água-pé ou a saborosa jeropiga por lá estarão, motivo porque lhes deixo este ensinamento de herança: quem for, vá prevenido contra o embucho.
Este enorme e desproporcionado assador, que me falta competência para avaliar devido a não dominar aquela parte da matemática que dá forma à mecânica dos materiais (nem outra qualquer), reconhecido pelo Guinness World Records no passado dia 1, é uma réplica gigante do usado lá por Trás-os-Montes nos serões outonais e com capacidade para assar uma tonelada do saboroso fruto, o que, transforma qualquer magusto numa mega poesia. Perdão. Mega magustão.

Tudo isto, enquanto noutras hortas (esqueci-me de dizer que o evento tem a colaboração do Ministério da Agricultura) e sem a influência divina, os pedófilos de Cantanhede e Porto de Mós são postos em liberdade, as actividades de enriquecimento curricular vão pondo à mingua alguns professores, o desemprego sobe e a economia abranda, o Amorim multiplica a fortuna (esta vai com uma grande dose de inveja e irritação construtiva) e o Mourinho no exercício de direito de resposta, diz que não agrediu puto nenhum (Embora lhe apetecesse, digo eu).

Artigo composto naquele estilo que tem tanto de bom como de mau mas que, entretém um bocado um gajo enquanto ouve a Serenata de Toselli (aquela dos pius, pius, tázaver meu?).


2 comentários:

Anónimo disse...

um brinde!!!!!!



ao post. à imagem. ao texto.



__________________

pode ser com "velho"?????



beijos.




y.

Anónimo disse...

e um abraço solidário contra.


::::::::::::::::::::::::::::::::
os ditos. os predadores.

_________________________.


y.