Enquanto e muito bem, festejamos a vitória de Portugal sobre o México, não nos esquecemos do que se passa por esse mundo.

Muito, mas mesmo muito, haveria para dizer sobre Timor-Leste.

Hoje, especialmente, apetecia-me desancar no Presidente Xanana Gusmão, por emprenhar de propaganda australiana, e, só não o faço, pelo respeito que o passado daquele homem me merece, mas não posso deixar de linkar aqui a voz dos timorenses; que de lá, fazem um blog que acompanha a situação minuto a minuto.


18 comentários:

Parrot disse...

Obrigado pela dica meu caro Amigo....sempre em cima do acontecimento. O meu Pai também anda triste...com esta tristeza.

Abraço

José Pires F. disse...

Amigo Parrot!

E tem razão o teu Pai, porque os caminhos de Xanana, começam a ficar no mínimo esquisitos.

A demissão de Mari Alkatiri foi exigida por Xanana ontem, numa carta que endereçou ao primeiro-ministro, a propósito de um programa transmitido por uma televisão australiana sobre a alegada distribuição de armas a civis.

Na carta, Xanana Gusmão refere que no programa são feitas "graves denúncias" sobre o alegado envolvimento de Mari Alkatiri na entrega de armas a civis e muito interessante é todo este parágrafo:

"Tendo visto o programa 'Four Corners', que me chocou imensamente, só me resta dar-lhe oportunidade para decidir: ou resigna ou, depois de ouvido o Conselho de Estado, o demitirei, porque deixou de merecer a minha confiança, enquanto Presidente da República".

Esta carta foi enviada ao Primeiro-Ministro juntamente com a cassete do programa.

Se estivéssemos noutro País, poderíamos pensar, que os serviços de inteligência teriam averiguado da veracidade do conteúdo deste programa australiano, mas em Timor-Leste... com um presidente rodeado de australianos e australianas?...

Pergunta: Pode um presidente, com base num programa de TV, pedir a demissão do primeiro-ministro?

Quero crer que não, da mesma forma que quero crer, que Kay Rala Xanana Gusmão, foi e é, um dos melhores filhos que Timor viu nascer, mas isso não impede a ingenuidade e o mau aconselhamento de quem o rodeia, porque dúvidas não tenho, que o objectivo da demissão de Alkatiri, tem a ver com um verdadeiro assalto ao poder dos opositores da FRETILIN.

Grande abraço.

Teresa Durães disse...

Com a (e desculpe o termo) parvoíce do mundial, e avaliando as notícias, parecia que o mundo estava um mar de rosas....

Ainda bem que alguém se lembra que esta bola não parou de girar

Vespinha disse...

Olá!

É que enqunato houver mundial, não há noticias!

Bj da Vespinha

Kaos disse...

Também eu ando com vontade de desancar no Xanana. Como é possivel demitir um governo por uma reportagem não confirmada da televisão australiana. Todos sabem da raiva que eles ficaram ao perder o concurso de exploração do petroleo para os italianos e tudo isto parece preparado. Se a este problema juntarmos a posição da Igreja tudo se torna mais claro. O Xanana está a deixar-se enganar e quando der por isso já vai ser tarde.
um abraço

Mocho Falante disse...

Assim mesmo é que é, apesar do enorme ruído que o mundial provoca desviando as nossas atenções para o verdadeiramente importante, tu mantens-te firme na observação.

PArabens

Abraços

Rui Martins disse...

é verdade, se xanana quer demitir-se, que o faça. Mas não o fará... como poderia depois satisfazer os interesses dos seus "amigos" aussies e da sua esposa aussie?

Cecília Longo disse...

nao sei ... se anda mal aconselhado, pois se calhar tem razoes fortes para o fazer.
Ontem falando c timor com um amigo da informaçao q ta la ha 20 anos...ele referia q havia indicios muito fortes de ligaçoes entre o 1º e o ministro q foi preso.

eu como nao sei...so dou esta achega... a pessoa q me informou acha os australianos arrogantes e prepotentes... as tantas o xanana tem motivos mto fortes
bj

Anónimo disse...

o passado que nunca se pode apagar.


nunca.


bjo.


por tudo.


piano.

teresa.com disse...

porque as vezes nos esquecemos de quase tudo o que é realmente importante...
Obrigada pela lembrança!

Caracolinha disse...

Xiça, ora aqui está um post que varia amigo ... finalmente ... é verdade, como concordo contigo ...

E enquanto isso vamos enchendo a pança de futebol porque à boa maneira terceiro-mundista ... "é disso que o meu povo gosta" !!!!

Beijoca encaracolada :)

Maite disse...

PiresF
Eu abstenho-me de comentar este assunto por agora...aguardo novos desenvolvimentos.

Boa tarde para si

P.S. petição (do post anterior) assinada

José Pires F. disse...

Cila!

Também eu não tenho de forma alguma a pretensão de querer saber tudo, mas lá vou sabendo umas coisas e algumas muito preocupantes, como por exemplo o que se passou ontem na reunião do Conselho de Estado.

Segundo o editorial de hoje do DN; “Xanana Gusmão encostou Alkatiri à parede: "Eu tenho que resolver esta crise, se o senhor não se demite, então demito-me eu." O primeiro-ministro ficou de mãos atadas. A demissão de Xanana colocaria o país no caos. Segundo algumas fontes, Alkatiri terá reconhecido, nessa altura, que estava em perda: "Se, para sairmos da crise, alguém tem de se demitir, então que seja eu, já que sou o mau da fita e o senhor é bem-visto pelo povo."
A luta de poderes continuou com o primeiro-ministro a dizer que o Governo devia então demitir-se em bloco, quando o Presidente Xanana Gusmão só parecia contemplar a hipótese da demissão do próprio Alkatiri.”

Depois desta reunião Alkatiri solicitou a Xanana uma reunião para Sexta-feira, já que ia reunir com a Comissão Politica Nacional da FRETILIN, na tentativa de arranjar uma solução. Pois bem, Xanana, precipitadamente (ou não) não esperou e deu um ultimato público a Alkatiri, pediu pura e simplesmente a sua cabeça até Sexta-Feira.

E neste momento cara amiga, chegam a Díli camiões carregados de populares, que vêem apoiar Xanana. Ora, tudo isto é organizado pelo PSD, mesmo que Fernando Araújo “Lasama” o líder do maior partido da oposição contando com seis deputados num parlamento com 88, sendo 55 da FRETILIN, diga o contrário, e a FRETILIN pensa que eles vêem com intenção ocupar o Palácio do Governo.

Pois bem, hoje, Alkatiri em declarações à Lusa, disse que pretendia apresentar à direcção da FRETILIN uma proposta que passava pela nomeação de um ou dois vice-primeiros-ministros e por ele próprio abandonar a pasta de Recursos Energéticos. (Alkatiri, sabe bem que é nessa pasta que está o problema) e também já se sabe que o órgão de direcção da FRETILIN aceitou esta proposta, mas Xanana parece mais interessado em precipitar as coisas.

Cara amiga Cila! Não acha que já viu estes tiques autoritários, vezes demais na história?

Aconselho a leitura do Editorial do DN de hoje, da autoria de João Pedro Fonseca, que está em Díli e que pode ler aqui:

http://dn.sapo.pt/2006/06/22/tema/xanana_quer_obrigar_alkatiri_a_demit.html

José Pires F. disse...

Não ficou o endereço todo, fica aqui em duas linhas:

http://dn.sapo.pt/2006/06/22/tema/xanana
_quer_obrigar_alkatiri_a_demit.html

greentea disse...

é por essas todas que detesto a bola

anda tudo (quase) distraido, ele é bandeiras, buzinadelas, hora de jogo, saem compras diferentes do supermercado, muita cerveja e ninguem pensa em + nada!

o país é sempre o mesmo...

CORCUNDA disse...

Então e o sarraceno do Alkatiri?

BlueShell disse...

Sabes o que penso? aquilo vai dar uma "bronca do caraças"....porque estou a ver que o 1º Min. Não se vai embora assim...facilmente!!!
Estou seriamente preocupada! Espero que os meus receios sejam infundados!

BShell

Cecília Longo disse...

piref
obrigado pela longa e lucida explicaçao...


autoritarismos sim sao recorrentes e habitualmente maus auspicios
bom fds