Crise na Europa ?

Durão Barroso, Presidente da União Europeia, na abertura de um simpósio sobre o acesso aos mercados externos da Europa disse: Espero que, assim que possível, se forme um Governo estável na Alemanha. O país é o motor europeu. Sem uma Alemanha dinâmica, a Europa não pode reerguer-se.

O problema é mesmo formar o tal governo estável, visto Gerhard Schroeder ter garantido ainda na noite das eleições, que não haverá coligação com a CDU, que obteve a maioria dos votos com 35,2 por cento. Não aceita este ficar sob a direcção de Angela Merkel.
Sendo os resultados conhecidos ainda provisórios, tem para já a CDU 225 lugares no Bundestag (Parlamento) e o SPD 222, logo, seja qual for o partido que ganhe irá precisar de se coligar sob pena de a Alemanha se tornar ingovernável, e segundo as palavras de Durão Barroso, a Europa não recuperará de mais este golpe, que se segue ao fiasco do referendo da constituição.

Segundo os analistas, a solução mais viável é a coligação entre cristãos-democratas e social-democratas, pois obteria quase dois terços no Parlamento, de contrário terá de ser sempre uma coligação a três, porque a dois não haverá maioria, e isso não acontece na Alemanha desde 1953, mas para já, a única certeza que temos é que a guerra de chanceleres começou e vêm aí tempos de grande incerteza para a Alemanha e por consequência para a Europa.

Por cá, o PS já se declarou ao lado do SPD e o PSD ao lado da CDU e o Euro já desvalorizou, e se tudo for para o balaléu, é porque chegou a altura da afirmação de Portugal.

6 comentários:

Rui Martins disse...

Olha o SPAM!!!

Na verdade, o impasse alemão resulta em grande medida das semelhanças entre CDU e SPD. Enquanto os políticos alemães não perceberem que o "pensamento único" só traz desemprego, recessão e abstencionismo, estes impasses serão cada vez mais frequentes.

José Pires F. disse...

Pois é, mas para que isso mude, é necessária uma hecatombe que modifique de vez a tendência do voto no centro e centro-direita.

Unknown disse...

No final sempre quem sofre é o povo, para os politicos é um simples bater de pé, ja o povo é que se lasca né :(

[s]s

José Pires F. disse...

Valkye! Desculpe ter apagado o seu comentário. Acontece que estava a apagar comentários spam, e por engano apaguei o seu. Nestes casos como sabes, não há forma de voltar atrás.

José Pires F. disse...

Claro Bill, é assim em todo lado. Mas a culpa é nossa, os votos que os elegem são nossos.

Anónimo disse...

best regards, nice info leather sofas wood trim sofa 1987 ford mercury sure fit sectional sofa slipcover Reformat hard drives 545i bmw forum spanton cooktops 1993 thunderbird body kit vitamin store jobs in safety Tradex mattresses Porsche 996 roof rack intel extreme graphics cards modern sectional sofa deep cushion homeland security video camera distributor