A Empregada.



Olhava a rua, e via as pessoas, que em passo rápido fugiam da chuva e daquele final de manhã desagradável.
Apercebo-me que alguém entra, e rodo sobre a minha direita para ver de soslaio a empregada que entra com o almoço, reparo que é uma mulher que ronda os quarenta anos, roliça, de pele brilhante e faces rosadas.
Oiço-a dizer num sotaque nortenho familiar: - Ora boa tarde menina, aqui está o almocinho! Apercebendo-se nesse mesmo instante, que mais alguém estava presente, atira: - Para o Sr. também, uma santa tarde!
Agora, já virado de costas para a janela, retribuo na mesma moeda: - Que santa também seja a sua!
Ela olha-me dos pés à cabeça, mede-me a largura, fixa-me nos olhos e pergunta à doente acamada que recupera num pós-operatório: - É seu filho? - É sim senhora! Responde de imediato a minha Mãe como se esperasse a pergunta. Ela continua a fixar-me o olhar, mas mais uma vez a pergunta não me é dirigida: - É filho único ou tem mais? - É filho único, mas já me deu três netos, e a mais nova é a cara do pai. Assim, tal e qual, estava tudo dito e despachado.
Finalmente, desprende o olhar do meu, olha para a minha Mãe e contínua: - Então é bonita, que o pai é um rapagão bem apessoado!
Apessoado!? Nesta altura já não consegui prender por mais tempo o riso e a gargalhada saiu estridente.
- De que ri o Sr? – Desculpe, provavelmente do apessoado, é um termo que não estou habituado a ouvir.
De imediato e elevando a voz um tom, replica: – Se não costuma devia, porque é uma grande verdade! Ó se é! Vá Dona Maria, vamos a comer tudo, que já lhe trouxe pouquinho.
Não ouvi mais nada, e só saí da casa de banho quando tive a certeza que se tinha ido embora, não fosse o diabo tecê-las e o riso atraiçoar-me.

13 comentários:

AJBA disse...

Afinal almoçaste ou não ?
E nas descrições que nos proporcionaste tinhas que aumentar o detalhe.
Tipo:
1) Fiquei com....de tal modo que fui ao WC.
A idade de não perdoa !!!
2) Bebeste tanto pois continuava a chover a emprega até enchia o copo.

AJA coisas agradáveis de se ver e palavras novas para aprender.

PS: Bexiga cheia...nada de malandrice.

Cristina disse...

bem apessoado, ein??

só pontos a favor...:)

beijinhos, bom domingo:)

José Pires F. disse...

Amigo António!

Essa mente perversa não pára. As coisas passaram-se exactamente como conto, nem mais nem menos.
Já conhecias o termo apessoado? Se não, então agora conheces e já sabes que eu sou, pelo menos para a senhora o que já não é mau.
Um bom domingo para ti.

José Pires F. disse...

Riquita!

Pois fica sabendo que sou bem apessoado! Ora toma.
Beijinho para ti, também.

Anónimo disse...

Uia, Pires O bem apessoado =]

Muito bem escrito e um situação muito interessante.
Obrigado pelo post no meu blog, muito bom mesmo =]

Ótimo domingo pra tu.

[s]s

AJBA disse...

Diz-se que um indivíduo é “bem apessoado” quando possui uma personalidade forte e capaz de suscitar sentimentos positivos nos outros.
Mas que tipo de sentimentos ?
Eu sei que contaste tudo.

um ab
AJA

PS: Desculpa 4 os post´s matinais e o telefonema despertador.

Rui Martins disse...

Pois eu acho que devia mudar o nome do blogue de Espreitador para Apessoado.

Fica muito mais fixe. E parece que ser fixe está outra vez na moda...

José Pires F. disse...

Bill!

Achei que ias gostar de partilhar essa informação com os teus amigos. Parece que não me enganei.

Multimeida!

Não me apercebi que ela se estivesse a referir à personalidade, até porque, nem esteve interessada em falar comigo, conforme descrevi.

Rui!

Falas-te em fixe, estragaste tudo. Esse termo não me trás boas recordações e ainda por cima estamos a revivê-las.
Má lembrança Rui.

Moon disse...

So Passei para deixar uma boa semana ao Sr Apessoado.
E já agora, nao disseste ainda, se tinhas almoçado ou nao
Besito
rsssssssssss

Valkye disse...

Endosso o coro: almoçou ou não? estava bom?
Apessoado realmente não está entre as palavras que eu costumo ouvir. O.o Mas se a senhora achou de usa-la, creio que deve ter sido bem empregada. ^^
Mandei-te os textos da Hilda, depois conte-me se gostou.

José Pires F. disse...

Moon!

Claro que não almocei, mas porque carga d´água se estão a interrogar sobre o almoço?
Rssssssss, para ti também e um beijinho.

Valkye!

Eu bem que estive para não publicar o texto, mas como vos divertiu, ainda bem que publiquei, ainda que me estejam a xingar o juízo.
Obrigado por teres acedido a enviares-me os textos de Hilda Hilst, ainda não comecei a ler, estou a reservar para mais logo.

Raes!

Tu também com a história do almoço? Vê mas é se dás o almoço aos canários.
Um abraço.

Nina disse...

KKKKKKKKKKK
O Jr ainda me fala dos pobre passarinhos!
Outro dia ele quase matou os coitados de fome!!
Ah, que coisa, heim?? Concordo com o Rui, mudar de Espreitador para Bem Apessoado, ou só Apessoado ia ficar legal!!
Apóio essa campanha!
=]

José Pires F. disse...

Nina, Nina, que é lá isso de se conluiar com seu Rui para tirar risada na minha cara!?