Com o Mundial à porta...

Depois de um suculento bife na Cervejaria Lusitânia, com o fantástico molho “café paris” (o melhor de todos) e uma caneca de Pils, tudo indicava que nada me estragaria a digestão, mas, para mal dos meus pecados, a coisa começou logo ali:
Falava-se numa mesa à minha retaguarda de futebol, bem... não se falava propriamente de futebol, dizia-se mal do espectáculo e de todos os que gostam. A tentação de intervir esteve presente, mas a educação em finta magistral não o permitiu.
Ora, eu GOSTO de futebol. Ponto.

Claro que também eu detesto muito daquilo que o rodeia, mas para mim o futebol não é uma questão têxtil de camisolas para aqui e camisolas para acolá, para mim o futebol é espectáculo e é assim que o vejo, talvez por isso, este ano, o meu lugar de época no Alvalade XXI, ficou muitas vezes vazio.

Gosto do futebol espectáculo à Frank Rijkaard; hino de criatividade e imaginação, ou do futebol táctico à José Mourinho; hino de rigor e concentração, não consigo é gostar do futebol dos que jogam para não perder, como o Koeman; um hino aos medrosos e um erro de casting. Esses, não contam comigo porque os abomino por puro preconceito, como abomino as novelas da TVI, o mesmo preconceito que me previne de não comer ostras e que, nem a sociologia ou a psicologia explicam e, por isso, como disse (mais ou menos isto) um dia o jornalista Ferreira Fernandes, o vejo com a arte de um romance moderno, como Charles Dickens via os bairros pobres de Londres.

Bem... não é difícil antecipar que riram desta última frase, mas que dizer da envolvência que o mestre Scolari criou à volta de selecção nacional no europeu, que dizer do reencontro dos portugueses com a sua bandeira e com o seu país e finalmente, que dizer de meio mundo aplaudir maravilhado a arte do negro Ronaldinho?

É por estas e por outras, que mesmo não concordando com tudo o que o futebol contém, eu GOSTO de futebol. Ponto.
Que venha o Mundial!

20 comentários:

croqui disse...

Ola! Eu também "gosto de futebol. Ponto."

...em 2002 estava-mos nós às portas do mundial e com o ego elevadíssimo, ansiavamos que do outro lado do mundo a nosa selecção (a melhor de sempre para muitos) fizesse história! A equipa era forte, o grupo era fraco...

...mas foi o que se viu!

Dois anos depois espera-mos ansiosos pelo Euro mas com um pé atrás com a nossa seleção, pois os amigaveis tinham sido uma desgraça, o grupo era forte e o treinador não convencia!

...mas foi o que se viu!

....agora, com 2004 ainda muito recente, com a sensação de que nos falta qualquer coisa, e que realmente será desta, com a "publicidade de que só não vai à Alemanha quem não quer" e "Portugal claro que será campeão", ah, e o grupo é fraco...

...o que é que se irá ver?!

ou sou eu que sou pessimista ou anda tudo tolo e não vê os erros do passado!?

...acreditar sim, mas humildade também!

"O Sonho comanda a vida" mas o é do "fazer" que as coisas nascem!

...é obvio que eu também acredito ou não seria um bom Português... e além do mais a Grécia não está lá ;-) Eu só não acredito em favas contadas!

Cristina disse...

eu tamém gosto e prontos, quero que eles se lixem! e que cuidem da vidinha triste deles...sim porque um gajo que não vê futebol, há-de ter um a vidinha trite pa caraças! pronto, desabafei!

jinhos:))) bom fds.

Lidiane disse...

Na hora do futebol, vou tirar uma soneca.
;)

Beijos.

Era uma vez um Girassol disse...

Pois eu não gosto de futebol. Ponto!
Mas torço, ai se torço, quando a nosssa selecção vai a combate nos jogos internacionais e se bate furiosamente...
Mas aí é uma questão de patriotismo, de corpo, de solidariedade, de força mental, sei lá! Vesti-me de verde e vermelho no Euro, quase tive um enfarte no jogo final, de tanto sofrer!
Mas também não como ostras nem telenovelas...
Bom domingo!
Bjs

Anónimo disse...

Caro Pires: Também eu gosto do espectáculo. Não estou é com muita fé no desempenho da selecção... Gostava de ter, a sério! Mas... não sei...

Abraço.


PS:"clubes em iminiente descida de divisão a jogarem em nome da própria vida contra o Benfica"??? Hum??? Fizeram-no? Não o deveriam ter feito? Deveriam ignorar os seus próprios interesses para proveito do SLB? LOL!!! Estamos a acusar os clubes por lutarem pela sua sobrevivencia? LOL!!!!
Uma coisa que não gosto em relação ao futebol é quando este altera a geografia do país... Não entenderam? Bem, por exemplo quando o Estoril passa a ser no Algarve...

abraço a todos e desculpem qualquer coisinha.

Anónimo disse...

E estás no teu direito de gostar! Ponto. (sorrisos)Eu também gosto do futebol espectáculo, pleno de táctica e técnica. A mestria do saber fazer...
Um abraço forte

José Pires F. disse...

Croqui!

Amigo, eu alinho pelas palavras do Deco. Vamos para ganhar o mundial.
Se não ganharmos, logo se vê. Agora à partida, irmos com aquela costumeira ideia de que vamos para ficar num bom lugar, não pega. Por isso, eu sou de um clube que todos os anos luta para ser campeão e quando esteve dezoito anos sem o ser, nem por um momento se pensou em iniciar um campeonato que não fosse para ser campeão.
Este é o espirito do ganhador e o espirito que deve estar presente, sem medos e sem o costumeiro calculismo.
Todos nós somos treinadores e também eu faria umas alterações nos seleccionados pelo Scolari, mas como sabemos a coisa está feita e esta agora é a minha selecção e até ver, a melhor do mundo.

Um abraço.
………………………..

Cristina!

Querida amiga, sei bem o que gostas de futebol e de como gostas do futebol espectáculo e bem jogado e o que é engraçado a juntar a toda a sociologia do futebol, é que durante o mundial; tu que és do Benfica e eu que sou do Sporting, gritamos, sofremos e aplaudimos a mesma equipa e se o Nuno Gomes marcar um golo eu aplaudo como tu aplaudes o Ricardo se defender uma grande penalidade.
Desabafaste? Pois fizeste muito bem.

Um grande abraço.

PS: Fiz uma visita à tua menina LINDA!
………………………

Lidiane!

E fazes bem, que seja uma soneca retemperadora e com bons sonhos.
;)

Um abraço.
………………………

Girassol!

Espero que já te tenhas habituado de novo a este cantinho à beira mar plantado.
As visitas guiadas que me proporcionaste, nunca as poderei pagar.

Bem amiga, torcer assim pela selecção, também é gostar de futebol. Nem eu me visto de verde e vermelho, mas ponho a bandeira na janela.

Grande abraço.
……………………..

Beatriz!

Vejo que temos em ti, uma adepta fervorosa do futebol.
Bem.. digo só que não concordo quando dizes que o futebol é “bestializante”, bestas há em todo o lado, é um dos aspectos negativos do ser humano e não do futebol. Concordarei que o futebol, como escape, quanto muito nos leve ás nossas origens tribais e guerreiras, daí os ritos a que assistimos nos campos, os cânticos etc.
Sobre a clubite; não, não vou por aí…
Um abraço.
……………………….

Sá Morais!

Amigo, que é isso? A fé é inerente ao adepto de futebol e depois temos de facto uma grande selecção e um grande seleccionador. Temos mais é que ter fé e acreditar nos nossos jogadores.

Quanto ao PS:
:)

Um abraço.
………………………

TB!

:)

Grande abraço.

Anónimo disse...

Oi, Pires.
Gostei tanto do que escreveu no Giramundo,que vou responder aqui, ainda que isso, para mim, não seja comum.
Bom, aquela frase do discípulo e do mestre, na verdade, está invertida lá. Usei de outra forma, porque também é usual e fala de superação e medo.
A "verdadeira" é: quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.
Para mim, no amor, não precisa haver igualdade intelectual, nem desigualdade. Precisa amor.
E há (ou havia).
A separação, às vezes, pode ser a única forma de conservá-lo, por mais paradoxal que pareça.

Um beijão.

Clarissa disse...

Padrinho... não percebo nada de futebol, mas percebo da «arte» de saber jogar, da elegância dos desafios, do valor da competição saudável...por isso te percebo.
Um enorme beijo e uma boa semana.

Kaos disse...

Gosto muito dos 90 minutos do futebol e menos de tudo aquilo que dele fazem entre dois jogos. Que venha o Mundial, que role a bola e que ganhe Portugal evidentemente.
Um abraço

Cristina disse...

ora nem mais, eu sabia que alguma coisa nos unia...;)

bjuzz

Conceição Paulino disse...

e eu paso-lhe de largo, pq nunca me toca. Boa semana. bjs. luz e paz

Anónimo disse...

Olêeeeeee =]

Ta quase ai... Não vejo a hora de ver o futebol arte encantar o mundo...

Avante Brasil =]
Avante Portugal =]

Sorte para todos =]

Já to contando as horas =]

Otima semana amigo.

[s]s

isabel mendes ferreira disse...

ora então boa tarde....pois que isto de quem não aparece...é "esquecida"...:(...mas pronto. eu tb. gosto de futebol....e muito...:))e espero que o mundial venha...inundar-nos de prazer...:).


e mesmo a despropósito:SSSSSSSSSSSSSPPPPPPORTING

beijo. a espreitar um sorriso.

isabel mendes ferreira disse...

queria dizer SPORTING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!pronto. disse.

AB disse...

Well... eu já gostei de futebol... qdo ainda era um desporto.. agora não o sinto assim.. Sou adepta do desporto, do espírito olímpico e de modalidades para além do futebol.. Mas o futebol.. eh pah... cansei-me.. por tudo q o rodeia, e sobretudo pela forma como é explorado para manipular as pessoas, nem que seja para anestesia-las... percebes? Há vida, e há um mundo enorme para além do FUTEBOL.. e Portugal inteiro esqueceu-se.. lamento-o. Honestly.

isabel mendes ferreira disse...

mimo....era só mimo.....coisas do cairo....mas resultou viu''''?



beijossssssssssssssss.

Mocho Falante disse...

E que venha o mundial e com ele os bons ventos para a selecção...agora que vamos levar com todos os canais da TV a dar reportagens sobre o mundial não dando hipotese a quem não gosta de futebol isso também vai ser uma verdade

Abraços e positive vibes para a selecção

Parrot disse...

Amigo Piref,

Eu também gosto de futebol, o futebol do golo, da finta, e do drible.
Gosto do futebol da defesa do GR, do frango.
Gosto do futebol “rasgadinho” mas leal, gosto do espectáculo da vibração, gosto de ir estádio....gritar (grito pouco), do ambiente, do respirar e da cor.
Gosto de aplaudir a minha equipa, quando ganha, e aplaudo quando perde e aplaudo…..o bom futebol, de quem quer que seja.

Abraço
Venha daí o mundial e amanhã o Europeu

Maite disse...

Viva PiresF

"hino de criatividade e imaginação, ou do futebol táctico à José Mourinho; hino de rigor e concentração"

Isso é que é futebol, o resto são pormenores

Tenha um bom dia