En passant...

Por acaso nem estranhei a cara sorridente do Eng.º Sócrates com o discurso de tomada de posse do Prof. Cavaco.
Primeiro ainda pensei que seria do “...eu estou aqui pêra a-juudar”, mas como o nosso primeiro é uma pessoa educada, pensei que seria da frase "...a estabilidade não é um valor absoluto", mas, analisando melhor, concluo que ele estava radiante por ter finalmente um Presidente que pensa como ele.

Um assunto que não me suscita dúvidas é a problemática das quotas. E não suscita, porque sou decididamente contra.
É minha opinião que o mérito deve prevalecer, e o contrário, os tais 33/%, só pode ser por mim entendido, como uma manobra de charme do Sr. Primeiro-ministro.
No entanto, se o Sr. Primeiro-ministro acredita na importância da medida, então, porque não estendê-la às minorias étnicas?
Não seria mais coerente?

24 comentários:

RS disse...

E não percebo porque tanto sorria Marques Mendes, quando finalmente Portugal tem uma maioria, um governo e um presidente (que não são dele - "ganda nóia"!)

Quanto às quotas, é mais uma prova de que algo está muito mal com a classe política. Tanto assunto realmente dramático para resolver e já estão a teorizar sobre o sexo dos anjos outra vez...

Abraço,
RS

José Pires F. disse...

Rui Semblano!

Eu até acho que o “ganda nóia” sabe disso, mas há que parecer, para não desanimar o eleitorado.

Pessoalmente já nem posso ouvir falar em quotas para as mulheres, creio até, que é uma ofensa à inteligência de muitas. Estou no entanto convencido, que as quotas a existirem, deveriam ser para minorias étnicas.

Um abraço.

Clarissa disse...

Pires... vai ver o N Fotografias do Olho ;)

Clarissa disse...

Quotas...Cotas...minorias...etnias... Pires, irritam-me estas formas falaciosas de «integração» da mulher. Se nos derem condições para podermos educar os nossos filhos e podermos trabalhar ( sem ter que largar os bébés de meses numa creche ), tomar conta dos nossos idosos ( sem ter que os abandonar num Lar, por falta de tempo e condições para os ter em casa ), se tivermos condições de prevenção, educação, médico-sanitárias...
Sou contra as quotas porque sou uma pessoa inteligente que não precisa de ter um lugar guardado, retirado a um homem, eu valho por mim mesma, por quem sou e como trabalho e não simplesmente por ser mulher. Ser mulher é mais do que isso, tal como ser homem é mais do que isso...somos pessoas, não gado!

José Pires F. disse...

Clarissa!

Estive lá (N do Olho) ao mesmo tempo, que tu.

Sobre a questão das quotas; não posso estar mais de acordo com o que dizes. As medidas de que falas, deveriam ser de urgência, no entanto, naquilo que se refere às minorias étnicas, creio que o problema é substancialmente diferente, é até, uma questão de pluralidade.

PS: Espero que estejas melhor.

Grande abraço.

Clarissa disse...

Pires... falas em quotas para as minorias étnicas...compreendo o que queres dizer mas como é que num país em que essas mesmas minorias são tão maltratadas por patrões exploradores e em que se continua a fechar os olhos, por exemplo nas Obras Públicas, a trabalhadores ilegais - porque convém - enquanto são perseguidos na casa do lado...á muita a hipocrisia que vejo nos nossos governantes, e muita coisa a ser feita pela dignidade da vida humana...daí que essa questão das quotas para minorias me parece menos prematura.

O Olho está em grande. :)
felizmente estou um pouco melhor :)

Clarissa disse...

É evidente que a pluralidade deve ser preservada, defendida, e que os nossos governos,câmaras, autarquias, deveriam ser um reflexo real da população portuguesa, onde os seus interesses fossem realmente defendidos.O problema é anterior...é a exploração dessas minorias...o olhar etnocêntrico que lhe está subjacente...
Basta conhecer a Amadora e os seu bairros para tomar consciência dos terríveis problemas sociais daquelas pessoas,circunscritas em bairros degradados e onde a sua esperança de futuro é trabalhar nas limpezas ou nas obras!
Quantos dos nossos dirigentes têm mulheres negras como mulheres a dias, ou dos países de Leste (com um nível de escolaridade e cultura muito superiores)...quantos edifícios públicos são construídos à custa da ilegalidade destes homens...
É vergonhoso para mim ter governantes destes.
Beijocas amigo

Clarissa disse...

correcção: nível de escolaridade e cultural

Anónimo disse...

O Marques Mendes está louco...!
Mas o PSD, brevemente far-lhe-á a cama...não será presiidente por muito mais tempo...veremos!

Clarissa disse...

Spartakus...fiquei curiosa...o que é que na tua opinião as mulheres portuguesas precisam ?

Clarissa disse...

Spartakus...essa das minorias étnicas no teu comment...devias fazer jus ao teu nome...

José Pires F. disse...

Clarissa!

È exactamente por isso que dizes, que ponho as coisas em termos de pluralidade, porque de pluralidade se trata.
Se reparaste na AR, aquando da tomada de posse do Cavaco com as bancadas preenchidas, viste tal como eu, que nem um negro lá se senta, e falo em negros só como exemplo pela facilidade de detecção visual por TV, porque poderia falar de outros.

Toda a gente conhece, pelo menos, por ouvir falar, dos guetos deste país, mas toda a gente se está nas tintas, desde que não os vejam ou sejam incomodados.
É vergonhoso como dizes, e responsabilidade total dos nossos políticos, que os visitam carnavalescamente em vésperas de eleições, tal como, visitam as peixeiras.

Não faço cavalo de batalha, mas acho que ao falarem de quotas, estas a existirem deviam ser para representantes destas minorias, mesmo que isto te pareça ingénuo, já que, a organização do nosso sistema político impede a eleição para a assembleia de quem não esteja filiado partidariamente e portanto controlado.

Grande abraço e obrigada pelos teus “desabafos” que tão bem compreendo.

...........................

Mimi!

Sou da mesma opinião. Creio que o homem tem os dias contados.
Um abraço.

...........................

Spartakus!

Amigo... Minorias étnicas, são minorias étnicas... não entendo coisa diferente.
Quanto ao resto, estamos de acordo.
Um abraço.

José Pires F. disse...

Spartakus!

Como sempre a Clarissa vê mais profundamente que eu, por isso, assino a sua interrogação.
Podes explicar?

Lord of Erewhon disse...

É pá, também concordo... há que dar voz aos cotas! Taditos... só se ouve por aí é «cala-te velho!»... Não pode ser!:)=

José Pires F. disse...

Lord of Erewhon!

Como vieste de dia, a falta de entendimento é desculpável.
Lê de novo, mas à noite.

Um abraço.

Parrot disse...

Piref,

Ainda não vai ser hoje. Tens uma abordagem muito interessante (por isso é que venho aqui) de alguns assuntos dos quais alguns concordo, outros, nem por isso. Mas ainda bem, meu caro amigo, porque não gosto de unanimidades nem de verdades absolutas. Gosto de pessoas com sentido crítico, que é o teu caso.

A esta hora ainda deves estar a trabalhar, eu hoje fechei "o tasco" mais cedo porque, em termos profissionais, foi uma semana má e estou cansado, mas antes passei para te desejar um bom fim de semana e deixar um abraço.

paper life disse...

(eu não kero quotas do clube do Sócrates/Cavaco, não kero e pronto!)

O Ministro esperto foi: atirou o Márinho aos leões de vez e ficou a emparelhar com o Cavaco. Jogada óbvia mas que pegou, pegou.

:)Bfs.

Clarissa disse...

Pires... o Olho está imparável...vai ver o N ;)

José Pires F. disse...

Parrot!

As pessoas de bom senso pensam como tu. Não existem verdades absolutas, como, nem sempre as maiorias têem razão e o inverso é obviamente também verdadeiro.
A multiplicidade de opiniões é sempre boa; umas vezes, leva-nos a repensar a nossa opinião e até a reformulá-la e outras a cimentá-la e até reforçá-la com mais argumentos.

Que o teu fim-de-semana seja excelente.
Grande abraço.

.....................................

Paper Life!

Sou um felizardo!
As mulheres que leio e que comentam o meu blog são contra as quotas.
Será por serem inteligentes, independentes e determinadas nas suas convicções?

Quanto à jogada; se um dia Sócrates publicar as memórias, talvez fiquemos esclarecidos, mas eu, a partir de certa altura comecei a pensar assim.

Um grande abraço e um excelente fim-de-semana.

José Pires F. disse...

Clarissa!

Já lá fui. O malvado está imparável.
Espero que ele aceda a fazer a troca, caso contrário, não sei onde meto o quinto dedo.

Clarissa disse...

Hahahahahahahhahah...ri a bom rir!!! E os joelhos...reparaste ?!!!
Parece um troll:)

Rui Martins disse...

"nem estranhei a cara de Sócrates"! Pois, não, claro que não... Um da direita do PS, o outro da esquerda do PSD... Ambos, mais ou menos "liberais moderados"... Separados à nascença?

José Pires F. disse...

Rui!

È o chamado casamento perfeito.

Anónimo disse...

What a great site » »