Crise na Europa ?

Durão Barroso, Presidente da União Europeia, na abertura de um simpósio sobre o acesso aos mercados externos da Europa disse: Espero que, assim que possível, se forme um Governo estável na Alemanha. O país é o motor europeu. Sem uma Alemanha dinâmica, a Europa não pode reerguer-se.

O problema é mesmo formar o tal governo estável, visto Gerhard Schroeder ter garantido ainda na noite das eleições, que não haverá coligação com a CDU, que obteve a maioria dos votos com 35,2 por cento. Não aceita este ficar sob a direcção de Angela Merkel.
Sendo os resultados conhecidos ainda provisórios, tem para já a CDU 225 lugares no Bundestag (Parlamento) e o SPD 222, logo, seja qual for o partido que ganhe irá precisar de se coligar sob pena de a Alemanha se tornar ingovernável, e segundo as palavras de Durão Barroso, a Europa não recuperará de mais este golpe, que se segue ao fiasco do referendo da constituição.

Segundo os analistas, a solução mais viável é a coligação entre cristãos-democratas e social-democratas, pois obteria quase dois terços no Parlamento, de contrário terá de ser sempre uma coligação a três, porque a dois não haverá maioria, e isso não acontece na Alemanha desde 1953, mas para já, a única certeza que temos é que a guerra de chanceleres começou e vêm aí tempos de grande incerteza para a Alemanha e por consequência para a Europa.

Por cá, o PS já se declarou ao lado do SPD e o PSD ao lado da CDU e o Euro já desvalorizou, e se tudo for para o balaléu, é porque chegou a altura da afirmação de Portugal.

6 comentários:

  1. Olha o SPAM!!!

    Na verdade, o impasse alemão resulta em grande medida das semelhanças entre CDU e SPD. Enquanto os políticos alemães não perceberem que o "pensamento único" só traz desemprego, recessão e abstencionismo, estes impasses serão cada vez mais frequentes.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, mas para que isso mude, é necessária uma hecatombe que modifique de vez a tendência do voto no centro e centro-direita.

    ResponderEliminar
  3. No final sempre quem sofre é o povo, para os politicos é um simples bater de pé, ja o povo é que se lasca né :(

    [s]s

    ResponderEliminar
  4. Valkye! Desculpe ter apagado o seu comentário. Acontece que estava a apagar comentários spam, e por engano apaguei o seu. Nestes casos como sabes, não há forma de voltar atrás.

    ResponderEliminar
  5. Claro Bill, é assim em todo lado. Mas a culpa é nossa, os votos que os elegem são nossos.

    ResponderEliminar

Embora a moderação de comentários esteja activada devido à mongalhice que grassa na blogosfera, a critica e mesmo até o insulto, desde que feitos com conteúdo de opinião e se proponham ultrapassar a fronteira dos textículos, serão publicados.