tag:blogger.com,1999:blog-14826857.post3828851909983226464..comments2023-10-28T13:24:02.680+01:00Comments on Espreitador: 100.000 manifestaram-se hoje…José Pires F.http://www.blogger.com/profile/02280072097245828522noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-85796543632454458722008-03-14T10:07:00.000+00:002008-03-14T10:07:00.000+00:00sportingggggggggggggggggggggg!!!!!lá lá lá...:)Bom...sportingggggggggggggggggggggg!!!!!<BR/><BR/>lá lá lá...<BR/><BR/><BR/>:)<BR/><BR/>Bom dia!"!!!!!!!!!!.<BR/><BR/><BR/>beijoooooooooo!<BR/><BR/><BR/><BR/>de y.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-51422504048247703692008-03-13T17:02:00.000+00:002008-03-13T17:02:00.000+00:00e porque não vou em cantigas de outros inscrevo-me...e porque não vou em cantigas de outros inscrevo-me no 100.004.<BR/><BR/><BR/>e pronto. agora saio.<BR/><BR/>hello???!!!!<BR/><BR/>e vasi.isabel mendes ferreirahttps://www.blogger.com/profile/13800902942614683031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-43369803620922801152008-03-13T17:00:00.000+00:002008-03-13T17:00:00.000+00:00100.003:a conta, dizem que deus fez.:).(vê.se logo...100.003:<BR/><BR/><BR/>a conta, dizem que deus fez.<BR/><BR/>:)<BR/><BR/>.<BR/><BR/><BR/>(vê.se logo que estou bem disposta)<BR/><BR/>não se vê????<BR/><BR/><BR/>________________.isabel mendes ferreirahttps://www.blogger.com/profile/13800902942614683031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-3966877587042988852008-03-13T16:59:00.001+00:002008-03-13T16:59:00.001+00:00100.002::)~________________.100.002:<BR/><BR/><BR/>:)~<BR/><BR/>________________.isabel mendes ferreirahttps://www.blogger.com/profile/13800902942614683031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-49526554899847699462008-03-13T16:59:00.000+00:002008-03-13T16:59:00.000+00:00100.001:não não vou escrever sobre um tão grande n...100.001:<BR/>não não vou escrever sobre um tão grande número. não me apetece.<BR/>PRONTOS!!!!<BR/>.<BR/><BR/><BR/>até não estava cá.<BR/><BR/>e não sou prof. felizmente.<BR/><BR/>e mais não digo.isabel mendes ferreirahttps://www.blogger.com/profile/13800902942614683031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-67850949058844506312008-03-11T22:42:00.000+00:002008-03-11T22:42:00.000+00:00Observadora interessada também é a minha posição. ...Observadora interessada também é a minha posição. Porém, procupa-me o descrédito, o desalento que vejo hoje em muitos professores mal-amados. desrespeitados (e falo de alguns bons, muito bons professores que são engolidos por esta onda de arrogância ). Acho que ninguém ganha com isto. Não é dignificante ! ...<BR/><BR/>A avaliação (auto-avaliação) é um imperativo para a melhoria contínua, mas tem que envolver as pessoas, tem que conquistar a sua adesão, tem que demonstrar a sua validade. O problema é que estamos a começar a casa pelo telhado. Há muito que se deveria ter implementado em Portugal um sistema de Gestão da Qualidade e padrões de excelência, discutidos e alcançados com as pessoas, progressivamente ... utilizando as ferramentas que hoje se utilizam em quase todos os países que se dizem - que aclamam. que se proclamam " desenvolvidos ". O problema é que esse desígnio nunca foi cumprido porque o dinheiro que ao longo de vários anos, fomos recebendo para implementar esses sistemas foi derretido em ... burocracias e outras antipatias ! Hoje estamos neste estado ... <BR/><BR/>A avaliação e auto-avaliação (pedagógica e não punitiva !),corolário lógico e desejável de qualquer sistema da Qualidade, estás a ser imposta da pior forma ! A ser destorcida ... a virar-se contra as pessoas. A desacreditar os talentos de cada um ! Não pode se pode atingir a Qualidade, melhorar continuamente e almejar a excelência se não conquistarmos as pessoas para esses processos de melhoria. Isto é autocracia ! isto é, exactamente, o que não se deve fazer ... as pessoas e a sua satisfação são o centro de todo e qualquer sistema da Qualidade. <BR/><BR/><BR/>Atentamente, caro Pires (: desculpe ter-me alongado mas fervo com este assunto ! Não podemos ficar indiferentes a tal alheamento a tal desconsideração ...<BR/><BR/>Abraço imenso<BR/><BR/>IVIsabel Victorhttps://www.blogger.com/profile/14925437002467861825noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-20968397019038340052008-03-10T20:00:00.000+00:002008-03-10T20:00:00.000+00:00Muda o lugar, as pessoas são outras, mas, pelo vis...Muda o lugar, as pessoas são outras, mas, pelo visto os problemas são semelhantes. Concordo com o seu ponto de vista.<BR/>Aqui no Brasil - no ensino público, há mais ou menos vinte anos, houve uma reforma com este objetivo de "facilitar" a vida do aluno, ou seja, uma tentativa de reduzir ou até mesmo suprimir a reprovação. E a conseqüência imediata disso, foi a perda de poder do professor, como você bem cogitou.<BR/>Diante do fracasso desse sistema, de cinco anos para cá, reiniciaram mudanças no sentido de "endurecer" outra vez o ensino, com o aumento do ano letivo, carga horária e inclusão de atividades extra-ensino.<BR/>E aqui entre nós, Pires F, acredito que o melhor mesmo é a velha metodologia do meu tempo - e, acredito, também do seu: ou estuda, ou leva pau.<BR/>Abraços!Oliver Pickwickhttps://www.blogger.com/profile/01209264116948150810noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-57381262995562352232008-03-10T16:32:00.000+00:002008-03-10T16:32:00.000+00:00Bom depois da sua resposta para Mirian, acho que s...Bom depois da sua resposta para Mirian, acho que só tenho a dizer que concordo com que disse.<BR/>Nas terras de cá, em varios estados temos a aprovação automática no ensino fundamental, que para mim é um coisa estranha demais, o aluno pode fazer o que quiser, já que no fim do ano será aprovado. O ministro da educação disse que o país tem sofrido com a repetência exagerada, e muitas vezes injustificável, sendo que a justificativa é claramente o salario (péssimo) para os professores.<BR/>Ganhando pouco tem que pegar aulas em varias escolas, não sobrando assim tempo para uma atualização do professor.<BR/>Na ultima pesquisa que eu vi, a repetência e evasão escolar de alunos dos ensino fundamental e médio consomem R$ 14 bilhões por ano dos cofres públicos, com esse dinheiro podia bem ajudar na formação de melhores professores e parar com essa idéia de ir jogando o aluno para a serie seguinte para poder ir bem nas estatísticas.<BR/>Investir em uma nosso sistema de ensino, que crie uma cidadão consciente e critico ninguém quer :(<BR/><BR/>É amigo... Futuro me parece cada vez mais complicado.<BR/><BR/>Grande abraço e ótima semana.<BR/><BR/>[s]sAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-17636551200355652942008-03-10T00:54:00.000+00:002008-03-10T00:54:00.000+00:00Depois do que escreveste e que subscrevo quase na ...Depois do que escreveste e que subscrevo quase na totalidade pouco há a acrescentar. Estou´contudo em crer que:<BR/><BR/>.a ministra está para ficar; <BR/>.as alterações preconizadas vão entrar em vigor ;<BR/>. 100.000 assustam muita gente e como tal o que vai ser alterado é o prazo para elas serem implementadas. Vão-no alargando ad eternum cedendo, sem o parecer. <BR/><BR/>Somos um país que reage mais do que age, aqui não vai ser diferente !<BR/><BR/>beijinhosGihttps://www.blogger.com/profile/08508051711504431352noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-10931462470904474622008-03-10T00:27:00.000+00:002008-03-10T00:27:00.000+00:00100 000 "assustam" muita gente. de facto!e ainda a...100 000 "assustam" muita gente. de facto!<BR/><BR/>e ainda a procissão vai no adro. enfim. julgo que...<BR/><BR/>abraçoManuel Veigahttps://www.blogger.com/profile/04992904617694327737noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-76953939967434499392008-03-09T16:43:00.000+00:002008-03-09T16:43:00.000+00:00Amigo António Faria, expões sem dúvida questões im...<I>Amigo António Faria, expões sem dúvida questões importantes. Também eu, sobre alguns dos protestos tenho dúvidas e sobre as avaliações (o menor dos problemas actuais, mas o que tem mais soundbytes), outras tantas, Aliás, pelo que vou sabendo, serão poucos os professores que rejeitam o princípio da avaliação. A maioria deseja-a, mas não deste modo. Quer por exemplo que os professores titulares não sejam os mais velhos mas os mais competentes e com melhor currículo académico e profissional. Quer que a avaliação não sirva para lhes cortar a possibilidade de promoção, mesmo que sejam excelentes. Quer que a avaliação não sirva para apagar das estatísticas o insucesso e o abandono que o governo deseja camuflar.<BR/>A verdade, amigo António Faria, é que os professores se governam com as regras que ao longo dos anos lhes têm sido impostas por uma tutela cujo objectivo é melhorar as estatísticas baixando o nível de exigências.<BR/>Os cenários que relatas, correspondem segundo dizem alguns professores, à realidade exterior, mas não à interior que corresponde apenas à angústia dos professores quando se vêem perante o dilema de avaliar correctamente, desobedecendo à filosofia do ministério, ou benevolamente, fazendo o que este quer.<BR/>Há um problema de fundo que tem de ser contrariado. Admitamos, para simplificar o exercício da excelência, a arête, que se traduz numa ‘aristocracia’, o governo dos ‘excelentes’ (nos serviços e nas escolas), como sabes, isso degenera imediatamente numa oligarquia (o governo de uns poucos, que ficam agarrados aos tachos e manobram bem nos bastidores: os medíocres, secundários, frustrados e vingativos, conservadores numa palavra). <BR/>É essa degenerescência que em tempos neorwellianos pode ser muito perigosa, veneno substantivo de muito quotidiano, com a escalada subjectiva que poderás imaginar. Os dirigentes têm de ser um lugar transiente, senão isto fica insuportável.<BR/>Amigo António Faria, confesso que por não conhecer profundamente todo o processo, tenho alguma dificuldade na leitura dos lados em oposição, por isso no post, a minha opinião é a de observador interessado como cidadão e pai.<BR/><BR/><BR/>Um grande abraço.</I>José Pires F.https://www.blogger.com/profile/02280072097245828522noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-18583818105622364612008-03-09T16:24:00.000+00:002008-03-09T16:24:00.000+00:00Amiga Mirian Martins, dá vontade de rir, não é? Nó...<I>Amiga Mirian Martins, dá vontade de rir, não é? Nós por cá temos de tudo: exigência de excelência e grande falta dela também, no público e no privado. Um exemplo: há quem retire os filho do público, estudante mediano de nota 10, e no privado passa a nota 15 e 16, sendo o contrário também verdadeiro. Mas há pior, a esse propósito, recordo que ao nível do básico (só recentemente o soube) um professor só pode reter (eufemismo para reprovar) uma determinada percentagem (5 por cento, salvo erro) dos alunos e, só depois da aquiescência dos pais. E, mesmo, observando esses “extraordinários” requisitos, arrisca-se ele professor e ela, escola, a terem a respectiva reprimenda. Não se pode querer estatísticas favoráveis a par com rigor na avaliação; seria necessário aceitar um quadro realista das competências dos alunos, em primeiro lugar, e depois partir para a definição de estratégias a implementar.<BR/>Com a democratização do ensino, com os rendimentos mínimos, com a cada vez maior ocupação dos pais que não têm tempo para os filhos e , quando o têm não sabem o que hão-de fazer com eles, a Escola tornou-se um autêntico valhacouto. E os professores têm que endireitar o que muitas gerações e educações entortaram, num pluralismo de aptidões só rivalizadas com as dos palhaços nos circos: têm que ser literatos, cientistas, pedagogos, psicólogos, sociólogos, sexólogos e o diabo que os carregue! <BR/><BR/>Grande abraço e um bom domingo, que por aí ainda é cedo.</I>José Pires F.https://www.blogger.com/profile/02280072097245828522noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-73060871760961258312008-03-09T10:31:00.000+00:002008-03-09T10:31:00.000+00:00Concordaria com os motivos da manifestação dos pro...Concordaria com os motivos da manifestação dos professores se os mesmos apresentassem razões válidas para o protesto que protagonizaram,<BR/>Ora vejamos: Desde que a democracia existe neste país, temos tido sucessivos governos que têm passado pela educação e só efectuaram "remendos" de circunstância, não tendo a coragem de implementar reformas que o nosso sistema de ensino tanto necessita.<BR/>Dois exemplos:<BR/>- Até à presente data, não havia avaliação nenhuma,os professores progrediam na carreira pelo tempo de serviço e não pelo mérito do seu trabalho. É caso para questionar: Exercer a actividade durante longos anos é sinónomo de competência? Nem sempre, infelizmente.<BR/>- Outra questão levantada, é que os professores não aceitam a avaliação efectuada pelas próprias escolas conforme o ministério propõe.<BR/>Ora, como é óbvio, poderá haver situações passíveis de alguma subjectividade na avaliação efectuada, considerando que serão colegas que irão avaliar outros colegas, podendo haver algum constrangimento neste factor.<BR/>Mas,porque não ver o factor positivo: isto é, a avaliação será efectuada por pessoas que conhecem o contexto próprio da escola onde trabalham, os seus objectivos, e as suas dificuldades, obviamente.<BR/>Um avaliação externa poderia ser, eventualmente, mais imparcial, não duvido, mas também, neste caso, os professores estariam a ser avaliados por uma comissão que estaria desligada dos problemas específicos em que cada escola vive.<BR/><BR/>Termino,Pires, desejando-te um optimo Domingo!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-91738697675703604032008-03-09T09:23:00.000+00:002008-03-09T09:23:00.000+00:00"100.000 não é relevante"?!E eu que achava que ter..."100.000 não é relevante"?!<BR/><BR/>E eu que achava que teria menos problemas com escolas aí por Portugal... Tenho dois meninos, longe da escola pública (aliás, é uma ameaça quando aprontam demais), são de escolas particulares, mas mesmo estas deixam a desejar. Se em uma o Estado é o responsável pela inércia, noutra são os bolsos. Sobramos nós, pobres mortais, que nada entedemos do que seja educação... ;)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14826857.post-51295305175041444202008-03-09T02:46:00.000+00:002008-03-09T02:46:00.000+00:00Depois de escrever este post, ouço a ministra dize...<I>Depois de escrever este post, ouço a ministra dizer que, “100.000 prof’s na rua não é relevante”. E mais à frente, “que não tem importância alguma”. <BR/><BR/>Bem… bem… bem… esta mulher… bem…deve ser uma inteligência…<BR/><BR/>…talvez passando uma hyperbole que me dê a chance de uma parábola… senão, fico pelo domínio das quádricas… eu gosto de coisas tropicais.</I>José Pires F.https://www.blogger.com/profile/02280072097245828522noreply@blogger.com